O piso salarial enfermagem permanece suspenso com um panorama repleto de indefinições no que diz respeito a implementação da medida no Brasil.
A medida que suspendeu a lei foi proferida há mais de 150 dias por conta de uma decisão judicial do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.
A sentença foi emitida por conta da falta de informações sobre as fontes de financiamento para que a medida seja implementada no Brasil.
Por isso, a categoria em importante capital do Brasil vai votar greve geral em assembleia por conta de toda a situação da medida.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CATEGORIA VAI VOTAR GREVE EM ASSEMBLEIA EM CAMPO GRANDE
O Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem de Campo Grande (Sinte-CG) convocou os trabalhadores da enfermagem para uma assembleia na próxima quinta-feira (23) pelo piso salarial enfermagem.
A votação vai acontecer em reação a ação da prefeita Adriane Lopes (Patriota-MS) que não incluiu a categoria no Plano de Cargos e Carreiras do município.
Segundo o presidente do sindicato, Ângelo Macedo, em fala ao portal O Jacaré, a categoria esperava reconhecimento por seus serviços prestados e, por consequência, o pagamento do piso salarial enfermagem:
“Da pauta apresentada, com exceção do nosso Plano de Cargos e Carreiras, os outros itens buscamos no entendimento de que a prefeita Adriane Lopes pudesse mostrar boa vontade e reconhecimento por essa categoria que agoniza e parece com a realidade que enfrenta hoje”, pontuou.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: INFORMAÇÕES DE ESTUDO RECÉM DIVULGADO MOSTRA O VALOR PARA APLICAR O PISO NO BRASIL
A Associação Brasileira dos Secretários de Fazenda informou, nos últimos dias, um relatório que indicou o possível valor para que o piso salarial enfermagem comece a valer no Brasil.
Segundo informações presentes do relatório, o valor total para fazer com que a medida comece a valer para a enfermagem no Brasil seria de cerca de R$ 13 bilhões a R$ 26 bilhões.
Ainda sobre isso, as informações também deixam claro que o piso salarial enfermagem é uma "bomba fiscal" para locais como Acre e Bahia, já que ambos não têm condições orçamentárias para aplicar a medida.