Na manhã deste sábado (4), veio à público a informação do falecimento do cartunista brasileiro Paulo Caruso, aos 73 anos,
O ilustrador estava internado no Hospital Nove de Julho, na capital de São Paulo, há cerca de um mês.
QUEM É PAULO CARUSO?
Além de cartunista, Caruso era chargista e músico. Nascido em 6 de dezembro de 1949, em São Paulo, Caruso era irmão do também cartunista Chico Caruso, seu gêmeo.
Ao longo de sua trajetória, ilustrou para jornais como Folha de São Paulo, Diário Popular e Folha da Tarde, além do semanário cômico "O Pasquim", uma das produções midiáticos de resistência do período da Ditadura Militar.
Paulo foi casado com Maria Eugenia, filha do sambista paulistano Paulo Vanzolini. Em 1992, lançou o livro "Avenida Brasil", seu trabalho mais popular, que reúne inúmeras charges políticas.
Também foi o autor de "As Origens do Capitão Bandeira" (1983), "Ecos do Ipiranga" (1984), "Bar Brasil na Nova República" (1986) e "A Transição pela Via das Dúvidas" (1989).
Embora sempre tenha atuado no ramo da ilustração, Caruso era formado em arquitetura pela Univesidade de São Paulo (USP).
ATOR MACOS CARUSO É FILHO DE PAULO CARUSO?
Apesar de partilharem do mesmo sobrenome, não há qualquer grau de parentesco entre o ator Marcos Caruso e o cartunista Paulo Caruso. Paulo nunca teve filhos.
PAULO CARUSO CAUSA DA MORTE
Em janeiro deste ano, Paulo foi internado para tratar das complicações de saúde decorrentes de um câncer no intestino.
Na manhã deste sábado, a família de Paulo pediu que ele fosse desentubado para receber a visita dos amigos, mas o cartunista não resistiu.
Chico, irmão de Paulo, também foi já havia sido diagnosticado com o câncer, mas realizou operações cirúrgicas antes de alcançar o estado de metástase.