Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Dia da Mulher

DIA DA MULHER: Saiba os significados do MARÇO AMARELO e MARÇO LILÁS

Saiba os significados das campanhas março amarelo e março lilás, comemoradas no mês do dia internacional da mulher

Cadastrado por

Natália Melo

Publicado em 08/03/2023 às 11:33
Março Lilás e Março Amarelo são duas campanhas comemoradas do mês do Dia Internacional da Mulher - freepik

O mês de março, mês em que é comemorado o dia internacional da mulher (08) e a semana da mulher, também serve para relembrar os cuidados com a saúde da mulher.

Por causa disso, comemoram-se duas campanhas que visam conscientizar sobre a saúde da mulher: o Março Amarelo e o Março Lilás. Saiba um pouco mais sobre elas:

Saiba o que significa o Março Amarelo:

O laço amarelo vem no mês de março para conscientizar sobre a endometriose, doença hormônio-dependente que, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, já afeta mais de 8 milhões de mulheres brasileiras.

A endometriose é uma modificação no funcionamento regular do organismo, pois as células que revestem o útero (endométrio), em vez de serem expulsas na menstruação, migram no sentido oposto e caem nos ovários e na cavidade abdominal.

Lá, as células do endométrio voltam a crescer e a sangrar. Caso aconteça nos ovários, ainda pode aparecer um cisto, o endometrioma, que compromete a capacidade da mulher de engravidar.

Doença crônica, benigna e estrogênio-dependente, a endometriose atinge principalmente as mulheres em idade reprodutiva.

Apesar de ser benigna, afeta a qualidade de vida da mulher por causa das dores intensas que dificultam suas atividades diárias.

Além disso, caso apresente dificuldade para engravidar, pode trazer repercussões psicológicas.

Saiba tudo sobre a endometriose:

Descubra o significado do Março Lilás:

Já o laço lilás vem com o objetivo de informar sobre a importância de realizar o exame preventivo (colpocitologia) de câncer no colo do útero (CCU), que deve ser repetido no mínimo a cada 3 anos.

O câncer no colo do útero, de acordo com o INCA, é a quarta maior causa de morte em mulheres, e é através desse exame que as lesões são identificadas e podem ser tratadas ainda nos estágios iniciais, aumentando a chance de cura.

Outra forma de prevenção do câncer no colo do útero é a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) e o uso de preservativo (camisinha), que evita o contato com o microorganismo.

Leia Também

REFERÊNCIAS:

Portal PEBMEDhttps://pebmed.com.br/marco-lilas-e-marco-amarelo-um-mes-com-foco-no-cuidado-com-a-saude-da-mulher/. Acesso em 08/03/2023. 

FundaCentrohttps://www.gov.br/fundacentro/pt-br/comunicacao/noticias/noticias/2023/marco/marco-amarelo-e-lilas-alerta-sobre-os-cuidados-da-saude-da-mulher. Acesso em 08/03/2023.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS