A partir desta quinta-feira (9), a Prefeitura do Recife vai começar a aplicar a vacina de reforço bivalente contra covid-19 em moradores de uma nova faixa etária.
Para tomar a vacina bivalente contra covid-19, é preciso ter tomado, no mínimo, duas doses da vacina contra covid-19 monovalente e ter recebido a última há, pelo menos, quatro meses.
VACINA COVID RECIFE
Nesta segunda fase da campanha, o novo grupo contemplado com a vacina bivalente contra covid-19 é o dos moradores de 60 a 69 anos.
Na capital pernambucana, a vacinação ocorrerá por demanda espontânea e por meio de agendamento.
A marcação pode ser feita através do site (conecta.recife.pe.gov.br) ou aplicativo do Conecta Recife, que foi aberto desde as 18h desta quarta-feira (8).
Nesta quinta-feira (9), a capital pernambucana vai receber 96.264 doses da vacina bivalente da Pfizer enviadas pelo Ministério da Saúde.
Segundo estimativa da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), a cidade tem 144.172 idosos entre 60 a 69 anos que serão contemplados com a vacina nesta segunda fase de imunização.
-
COVID: Testes apontam ALTA no Recife de até 137% em POSITIVIDADE para covid-19 na semana do Carnaval e após a festa -
Lula toma quinta dose da vacina contra covid-19 e lança campanha nacional de vacinação -
ORIGEM DO CORONAVÍRUS: Agência dos EUA afirma que covid provavelmente surgiu após vazamento em laboratório chinês
ONDE TOMAR VACINA BIVALENTE?
Nas mais de 150 salas de vacina da Secretaria de Saúde do Recife, a vacinação com a bivalente ocorrerá sem necessidade de marcação, de acordo com o dia em que é realizada a aplicação da vacina contra covid-19 em cada unidade de saúde.
A lista com os horários e dias de funcionamento de cada local pode ser conferida clicando aqui.
Já nos Centros de Vacinação instalados nos shoppings Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina; Boa Vista, na área central da cidade; e Tacaruna, em Santo Amaro, além do Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, a vacinação ocorrerá de domingo a domingo. Os horários de cada um podem ser conferidos aqui.
No dia escolhido para a vacinação com a bivalente, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento.
Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife.
Caso o morador do Recife tenha concluído o esquema em outra cidade, também deverá apresentar um comprovante de residência e um documento que comprove a idade ou condição.
NOVA ONDA COVID? VEJA VÍDEO ABAIXO:
QUANTAS DOSES DA VACINA BIVALENTE?
De acordo com o Ministério da Saúde, evidências científicas comprovam que o reforço com a vacina bivalente aumenta a imunidade contra o vírus da cepa original e a variante ômicron BA.1 ou BA.4/BA.5.
Além disso, a vacina bivalente possui perfis de segurança e eficácia semelhantes ao das vacinas monovalentes.
A vacina possui um frasco com a tampa na cor cinza e é diferente dos demais imunizantes do laboratório.
A utilização da bivalente foi autorizada no Brasil para uso como dose de reforço (ou seja, por enquanto, é prevista uma dose).
"Isso significa que não se pode atualmente começar o esquema vacinal contra covid-19 com a bivalente. Antes de tomá-la, é preciso fazer duas doses da monovalente (são as primeiras vacinas, aquelas que imunizam contra a cepa original do coronavírus)", esclarece o médico Eduardo Jorge da Fonseca Lima, conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe).
"O grande plus da vacina bivalente contra covid-19 é a duração da proteção. Ela amplia a proteção por mais tempo. Por isso, acredito que, a partir desta bivalente, teremos o reforço anual da vacina, e não mais que isso, como vinha sendo", salienta Eduardo Jorge.