O pagamento dos salários da categoria da saúde básica, seja já com a aplicação do piso salarial da enfermagem ou com os valores anteriores, estão sendo cobrados por atraso em algumas regiões.
A prefeitura de João Pessoa (PB) é um exemplo de município que decidiu implementar o piso salarial da enfermagem, mesmo antes da aprovação nacional, mas que atrasou o novo salário dos trabalhadores.
Já em Pernambuco, estado que aderiu à greve do piso salarial da enfermagem, um canal de denúncias de salários atrasados precisou ser aberto para suporte da categoria.
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM NÃO É PAGO EM CAPITAL:
As autoridades da capital da Paraíba, João Pessoa, garantiram iniciar o pagamento do piso salarial da enfermagem em 2023, mas não cumpriu o estabelecido no prazo previsto.
Diante disso, o vereador Marcos Henriques (PT) ingressou com uma Ação Popular com pedido de obrigação para a prefeitura, em fevereiro, pressionando o pagamento imediato do piso salarial da enfermagem.
"Temos a plena convicção que a prefeitura tem condições [de pagar o piso salarial da enfermagem], nós apresentamos emenda à lei orçamentária anual”", afirmou o vereador.
"Como ele [o prefeito] não fez isso [garantiu o pagamento do piso salarial da enfermagem], espero que a Justiça estabeleça esse direito do enfermeiro", disparou Marcos Henriques.
No último dia 10, enfermeiros da Paraíba realizaram um ato em manifestação e cobrança pela efetivação do piso salarial da enfermagem na região, com a poio do Sindicato dos Enfermeiros do estado (Sindep-PB).
ATRASO NO PAGAMENTO DA ENFERMAGEM EM PERNAMBUCO:
Pernambuco foi o único estado, com exceção do Rio de Janeiro, que acatou a greve em defesa do piso salarial da enfermagem desde 10 de março.
A precariedade nas condições de trabalho da enfermagem da região já é uma pauta debatida e cobrada pelas principais entidades de saúde de Pernambuco.
Diante disso, o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Saten-PE) divulgou um canal de denúncias sobre atrasos de salários.
As denúncias podem ser realizadas através do Whatsapp: (81) 98434-9720.
LEIA MAIS: Vacinação contra Covid-19 é comprometida pela GREVE DO PISO DA ENFERMAGEM em estado
Ver esta publicação no Instagram