No dia 31 de março, é comemorado o Dia Mundial da Saúde e Nutrição. A data é para conscientizar as pessoas sobre a importância da alimentação saudável.
A prática da boa alimentação começa com o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses. Após essa fase, a amamentação poderá ser feita de maneira complementar até os 2 anos. Em cada fase da vida, o ser humano possui diferentes necessidades nutricionais.
O hábito de alimentação de grande parte da população tem sido marcado pelo consumo excessivo de sódio, açúcar e gorduras, levando a um aumento do risco de doenças como hipertensão arterial, obesidade e diabetes.
De 2006 a 2018, a taxa de obesidade no Brasil passou de 11,8% para 19,8%. Os principais grupos com maiores altas do índice, no período, foram os de pessoas com idade que variam de 25 a 34 anos e de 35 a 44 anos.
Nessas faixas, o indicador subiu, respectivamente, 84,2% e 81,1%, ante 67,8% de aumento na população em geral.
Consumir alimentos naturais é uma ação fundamental para que a ingestão de gorduras saturadas, sódio e açúcar e seja reduzida. Veja hábitos que fazem a diferença para ter uma vida saudável:
O que fazer para ter uma vida saudável?
-
Evite o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados
-
Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes
-
Beba bastante água
-
Reduza ou evite o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro
-
Faça exames preventivos e consulte sempre o seu médico
-
Faça exercícios físicos regulares, diariamente ou pelo menos três vezes por semana, após avaliação médica
-
Durma pelo menos 8 horas por dia
Dicas de como a alimentação pode contribuir para fortalecer o sistema imunológico
Para a nutricionista Priscila Moreira, a primeira medida a ser incorporada é o estabelecimento de uma rotina, com definição dos horários para as refeições.
A profissional também elenca alimentos que contém antioxidantes e melhoram o sistema de defesa do corpo: laranja, limão, mexerica, abacaxi, goiaba, maçã, repolho, acelga, espinafre, berinjela, cebola, alho, gengibre, cúrcuma e azeite de oliva extravirgem.
Com Agência Brasil