Na mídia recentemente, houve um crescente interesse pelo piso salarial dos profissionais de enfermagem nos últimos meses.
Embora uma proposta de lei tenha sido aprovada tanto pelo Congresso quanto pela Presidência, o reajuste ainda está enfrentando obstáculos devido à suspensão imposta pelo STF em 2022.
No entanto, organizações e entidades públicas estão trabalhando para encontrar soluções que possam reverter a decisão do Supremo e garantir a implementação do novo aumento salarial para esses profissionais.
CONFIRA NOVO PRAZO PARA ASSINATURA DA MP:
Em postagem no Instagram, o presidente do COREN de Pernambuco, deputado Gilmar Junior, afirmou que nas próximos semanas, a medida provisória que visa desbloquear o piso salarial da enfermagem no STF será assinada, conforme declarado pelo Ministro da Secretaria-Geral da Presidência.
VEJA A PUBLICAÇÃO:
PISO SALARIAL ENFERMAGEM PREFEITURAS começam a PAGAR PISO em 2023
PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENFERMAGEM FALA SOBRE PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM 2023
Betânia Santos, presidente do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), em comentário ao Portal Jota falou sobre a expectativa da viabilização do pagamento do piso.
“De acordo com nossas expectativas, acreditamos que a Medida Provisória seja publicada o quanto antes. Esperamos [...] que até o final do semestre todo o impasse seja resolvido”, destacou.
A líder do órgão também ressaltou que os fundos indispensáveis para viabilizar a aplicação do novo piso salarial da enfermagem já estão disponíveis no orçamento da União.
“Os recursos disponíveis são mais que suficientes para bancar o investimento no piso, que foi estimado em aproximadamente R$ 16 bilhões por ano”, afirmou.