O processo de implementação do piso salarial enfermagem está evoluindo cada vez mais no governo federal e parece estar próximo de chegar ao contracheque da categoria.
As principais propostas para viabilizar o piso salarial da enfermagem são voltadas para o setor público, como a EC 127/2022, de autoria do deputado Mauro Benevides Filho (PDT/CE).
No entanto, um compromisso também foi firmado com os profissionais de entidades filantrópicas e prestadores de serviço privado, em garantia do piso salarial da enfermagem.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Categoria tem CONQUISTA IMPORTANTE
PLN ASSINADO POR LULA INCLUI PISO PARA FILANTRÓPICAS E PRIVADAS:
O Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 5/23, assinado pelo presidente Lula e aprovado no Congresso, já inclui o piso salarial da enfermagem para as entidades filantrópicas e prestadores de serviços parcialmente privados.
"O Projeto de Lei que direciona recursos para financiar o Piso no setor público, incluindo os municípios, nas entidades filantrópicas e de prestadores de serviços", informou a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Giszele Paixão.
"Para as entidades filantrópicas e prestadores de serviços privado, ficou estipulada necessidade de atender no mínimo 60% de pacientes do SUS", pontuou a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grade do Sul (Sergs), Claudia Ribeiro.
LULA ASSINA PLN PARA PAGAR PISO SALARIAL ENFERMAGEM; VEJA MOMENTO
GOVERNO LULA FIRMA COMPROMISSO COM O PISO DA ENFERMAGEM:
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que o governo Lula está determinado a garantir o reajuste para enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras desses setores.
"Medidas estão sendo tomadas pelo Governo Federal para garantir que a lei do piso salarial da enfermagem seja cumprida [...] O governo Lula está trabalhando com os setores público e privado para a garantia dos direitos”, finalizou Padilha.
O autor da EC 127/2022, que buscou financiar o piso salarial da enfermagem do setor público, também firmou um compromisso com as entidades filantrópicas e privadas.
"Estarei junto com vocês enfermagem, até o piso salarial enfermagem chegar no contracheque, independente de ser do setor público ou privado. Contem comigo sempre!!", garantiu o deputado Mauro Filho.