A vitamina D é um pró-hormônio que desempenha um papel fundamental na saúde dos dentes, ossos, músculos e cérebro, além de ser essencial para a absorção adequada de cálcio e fósforo.
Quando há falta ou deficiência de vitamina D, aumenta-se o risco de desenvolvimento de doenças como raquitismo e osteoporose.
Além disso, sintomas como dor nos músculos, fraqueza, dor nos ossos e espasmos musculares podem ser observados.
QUAL O NÍVEL NORMAL DE VITAMINA D NO SANGUE?
A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) recentemente realizou alterações nos valores de referências da vitamina D.
Até então, o valor considerado normal era, pelo menos, acima de 30 ng/mL. Entretanto, agora estão sendo aceitos valores a partir de 20 ng/mL.
Confira o posicionamento completo do Departamento após as alterações:
- Acima de 20 ng/mL é o desejável para população geral saudável;
- Entre 30 e 60 ng/mL é o indicado para grupos de risco como idosos, gestantes, pacientes com osteomalácia, raquitismos, osteoporose, hiperparatireoidismo secundário, doenças inflamatórias, doenças autoimunes e renal crônica e pré-bariátricos;
- Entre 10 e 20 ng/mL é considerado baixo, com risco de aumentar remodelação óssea e, com isso, perda de massa óssea, além do risco de osteoporose e fraturas;
- Menor do que 10 ng/mL é muito baixo e apresenta risco de evoluir com defeito na mineralização óssea, que é a osteomalácia, e raquitismo.
Veja também: Como tomar sol de maneira saudável
SAIBA COMO AUMENTAR A INGESTÃO DE VITAMINA D:
A principal fonte de vitamina D é a exposição à luz do sol. Entretanto, diferente do que muitos pensam, ele não é a única forma de absorção e aumento dessa vitamina.
Alguns alimentos também podem contribuir com o aumento desse nutriente no nosso organismo, como:
- Óleo de fígado de bacalhau;
- Bife de fígado;
- Atum;
- Cogumelos;
- Salmão selvagem.
REFERÊNCIAS:
https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/alimentacao/alimentos-vitamina-d Atualizado em: 17/05/2023
https://www.endocrino.org.br/vitamina-d-novos-valores-de-referencia/#:~:text=Recentemente%20a%20Sociedade%20Brasileira%20de,partir%20de%2020%20ng%2FmL. Atualizado em: 17/05/2023