Para marcar o Dia Mundial da Doação de Leite Humano (19 de maio), a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife realiza uma campanha para arrecadar potes de vidro, necessários para armazenamento do leite materno a ser doado.
O material pode ser deixado em qualquer uma das mais de 150 unidades da Rede Municipal de Saúde, inclusive nas quatro maternidades municipais.
A lista dos locais por ser conferida neste link: https://bit.ly/431H9IZ.
As ações seguem o tema Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: Doe leite materno, proposto pela Rede Global de Bancos de Leite Humano.
Qualquer pessoa pode doar as embalagens, que precisam ser de vidro e possuir tampa rosqueável de plástico, como os vidros de embalagens de café solúvel.
Esse requisito se deve à resistência desse tipo de recipiente aos processos de esterilização, necessários para armazenar leite humano.
Os frascos coletados serão levados para os Bancos de Leite Humano do Recife.
"É muito importante estimular a doação de leite humano e também os fracos que armazenam esse alimento. Os bebês que são beneficiados com esse ato são prematuros e possuem dificuldades para se alimentar diretamente no seio da mãe. É realmente uma ajuda para salvar vidas", reforça a coordenadora de Aleitamento Materno do Recife, Lúcia Trajano.
As quatro maternidades municipais (Arnaldo Marques, Bandeira Filho, Barros Lima e Hospital da Mulher) recebem doação de leite humano.
Duas delas possuem banco de leite: o Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado, e a Maternidade Bandeira Filho, em Afogados. Ambos têm certificação Ouro concedida pela Rede Global de Bancos de Leite Humano pelo controle de qualidade do alimento.
Quem quiser doar leite humano na Maternidade Bandeira Filho deve entrar em contato pelo número 3355-2235, para receber as orientações.
O banco do HMR funciona 24 horas por dia para atendimento aos recém-nascidos.
Já para informações, o funcionamento é das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira, pelo número 2011-0174. Através dele, são esclarecidas questões como ordenha, armazenamento e transporte do leite humano.
Para ser doadora de leite, a pessoa precisa se encaixar em alguns critérios: é preciso ter hábitos saudáveis, não tomar medicamentos que interfiram na amamentação, não consumir drogas lícitas e nem ilícitas, e ter excedente de leite.
Antes de chegar às mãos de outras mulheres, o leite passa por um conjunto de exames e procedimentos, com processo de seleção, classificação, testes de acidez e nutrientes.
Em seguida, é feita a pasteurização e o controle final de qualidade que certifica todo o processo.
Cada litro alimenta dez crianças por dia, dependendo do peso do prematuro.
O Banco de Leite Humano do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) é o Centro de Referência para a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano em Pernambuco.
São beneficiados cerca de 150 recém-nascidos, prematuros, internados na unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal da instituição. Para atender essa demanda, são necessários em torno de 250 litros de leite por mês.
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano.
Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.
O Banco de Leite do Imip faz a orientação e a seleção das doadoras, além da coleta domiciliar do leite humano extraído, pelos telefones: 81 2122-4103 e 81 2122-4719.
Além das doações de leite humano, as pessoas que desejam ajudar o Banco de Leite do Imip, mas não são mães lactantes, podem fazer doação de frascos para o armazenamento.
O frasco apropriado para doação deve ser de vidro similar ao de café solúvel, com tampa plástica rosqueada. São necessários cerca de 150 frascos por dia, segundo a equipe do setor.
Pontos de coleta de frascos para o Imip: Loja Ferreira Costa (R. Cônego Barata, 275 – Tamarineira), Faculdade Pernambucana de Saúde (Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 4861 – Imbiribeira), Fundação Alice Figueira (térreo Pedro II – IMIP/ Rua dos Coelhos, 300) e no próprio Banco de Leite Humano do Imip (Rua dos Coelhos, 300, Boa Vista).