A gripe aviária é um problema que vem criando grande aflição mundialmente devido à elevação da quantidade de casos notificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Recentemente no Brasil, foram identificados oito casos, fazendo com que, na segunda-feira (22), o Ministério da Agricultura emitisse uma alerta para emergência zoossanitária por conta da situação.
O QUE É A GRIPE AVIÁRIA?
No momento atual, já é tratado que o mundo vive uma pandemia de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), popularmente conhecida como gripe aviária.
O problema é muito contagioso e costuma atingir, principalmente, aves silvestres e domésticas.
Na maioria das vezes, o problema ocorre quando existe o contato entre aves silvestres migratórias, aves de subsistência, produção ou aves silvestres locais infectadas e humanos.
Com as investigações avançando, é possível que novas medidas sanitárias de contenção diante do cenário da gripe aviária no Brasil sejam implementadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
VEJA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ESTADO DE EMERGÊNCIA ZOOSSANITÁRIA NO PAÍS ABAIXO:
SINTOMAS DA GRIPE AVIÁRIA EM HUMANOS:
Veja os principais sintomas da gripe aviária:
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Dor de garganta;
- Dor nos músculos;
- Mal-estar.
Em alguns casos graves, a doença é capaz de causar falência múltipla de órgãos e Síndrome Respiratória Aguda Grave.
GRIPE AVIÁRIA: EXISTE VACINA PARA A GRIPE DOENÇA?
No momento atual, o Instituto Butantan já está em fase de desenvolvimento e estudos para a criação de uma vacina para combater a gripe aviária.
O trabalho se iniciou em janeiro de 2023 no Brasil e o primeiro lote já está preparado para testes pré-clínicos, deixando assim o Brasil pronto para eventuais pandemias.