A ministra da Saúde, Nísia Trindade, se reuniu, nesta terça-feira (27), com representantes da luta pelo piso salarial enfermagem, juntamente com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, em nome de Lula.
Alexandre Padilha, o ministro das Relações Institucionais do governo Lula, também esteve presente para debater a pauta do piso salarial da enfermagem.
O Fórum Nacional da Enfermagem atou como como defensor da categoria e cobrou do governo federal pelo repasse dos recursos para o pagamento do piso salarial da enfermagem às instituições.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: LULA sanciona VALOR bilionário para novo piso
DEFESA DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM NO GOVERNO FEDERAL:
De acordo com o Fórum, foi duramente criticada a falta de comunicação e de ação do Executivo para garantir a implementação do piso salarial da enfermagem conforme a Lei 14.434.
As portarias publicadas anteriormente pelo Ministério da Saúde foram apontadas como incentivo para a desconfiguração da Lei do piso salarial da enfermagem no STF.
Além disso, a desvinculação da carga horária e do piso salarial da enfermagem também foi uma pauta central do debate entre os líderes de governo e as entidades sindicais.
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: Saiba como será feito o pagamento retroativo
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM NO STF:
Deputados como Alice Portugal, Mauro Benevides Filho e Bruno Farias, presentes na reunião, solicitaram a distribuição imediata dos recursos do piso da enfermagem, sem que precise da conclusão do julgamento no STF.
Em apoio, o Fórum Nacional da Enfermagem cobrou um posicionamento do governo federal junto ao STF, para que incentive os ministros a aprovarem o piso salarial da enfermagem conforme a Lei.
A luta das entidades que compõem o Fórum não vai parar. A categoria não vai recuar e aceitar retrocessos. [...] Ou ficamos todos do mesmo lado para conquistar o piso salarial enfermagem juntos ou os nossos direitos serão cada vez mais suprimidos.Fórum Nacional da Enfermagem