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Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
ANS

PLANO DE SAÚDE: Reajuste dos planos de saúde deverá afetar 8 milhões de usuários

Aumento acima da inflação poderá gerar movimentação entre beneficiários

Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 28/06/2023 às 11:25 | Atualizado em 28/06/2023 às 11:37
Percentual anunciado pela Agência é o máximo que pode ser aplicado para o período de maio de 2023 até abril de 2024 - Pixabay/Pexels

Autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o reajuste de 9,63% para planos de saúde individuais e familiares deverá impactar o orçamento doméstico de 16% dos usuários de planos de assistência médica no Brasil.

Em número absoluto, o aumento deve afetar cerca de 8 milhões de beneficiários.

A expectativa do setor é que a medida, que terá validade pelo período de maio de 2023 a abril de 2024, cause movimentação entre os usuários da saúde suplementar.

Neste ano, a correção anunciada é 67% maior do que o valor da inflação acumulada em 2022.

O percentual máximo estipulado, segundo a ANS, foi definido pela metodologia de cálculo que vem sendo aplicada desde 2019, combinando a variação das despesas assistenciais com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

No ano anterior, o reajuste chegou a 15,5%.

REAJUSTE ANS: COMO O CONSUMIDOR SERÁ COBRADO PELO PLANO DE SAÚDE? 

Os usuários dos planos de saúde serão cobrados no mês de aniversário do plano.

Considerando que o reajuste abrange o período compreendido entre os meses de maio de 2023 a abril de 2024, as operadoras podem realizar a cobrança retroativa dos meses de maio, junho e julho de 2023 nos meses subsequentes.

O especialista na área Milton Ramos, do Caribé Advogados, alerta que o beneficiário deve tomar alguns cuidados na hora do recebimento da nova fatura.

"Além de verificar se o reajuste de até 9,63% foi aplicado no mês do aniversário do plano, o consumidor deve ficar atento se naquele mês algum membro do plano atingiu alguma faixa etária de reajuste. Nada mais em termos de reajuste para os planos individuais e familiares pode ser cobrado", orienta Milton. 

Caso o usuário identifique uma cobrança inadequada, ele deverá consultar a operadora de saúde para compreender o motivo.

"Não obtendo êxito, o consumidor deve buscar auxílio perante a Agência Nacional de Saúde Complementar", destaca Milton. 

Para entrar em contato, o beneficiário pode ligar para a agência por meio do telefone 0800 7019656 ou acionar o serviço pela internet neste link

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