Uma excelente alternativa caseira para auxiliar no controle da pressão arterial elevada é ingerir uma mistura de suco de limão com água de coco ou consumir diariamente cápsulas de alho, uma vez que esses alimentos possuem propriedades benéficas para o controle da pressão.
A fim de obter resultados hipotensores com os remédios caseiros, é fundamental incorporá-los à alimentação diária. No caso de plantas medicinais, elas podem ser utilizadas na forma de chá ou como suplemento, como é o caso do alho, da valeriana e das folhas de oliveira, por exemplo.
Apesar de os remédios caseiros serem úteis como complemento ao tratamento prescrito pelo médico para a pressão alta, não devem ser utilizados sem o conhecimento do cardiologista, uma vez que não substituem o tratamento recomendado pelo médico e podem interagir com a medicação para hipertensão.
Conheça alguns chás para baixar a pressão
1. Água de alho
A água de alho é uma excelente opção para regular a pressão arterial, pois estimula a produção de óxido nítrico, um gás com poderosa ação vasodilatadora, que promove a circulação sanguínea e reduz a pressão sobre o coração.
2. Infusão de alpiste
Uma boa solução caseira para a pressão alta é consumir, preparar uma infusão de água de alpiste ou fazer um chá, pois esse alimento é rico em antioxidantes e outros compostos com propriedades vasodilatadoras, contribuindo para a diminuição da pressão arterial.
Além disso, o alho também é um aliado valioso para a saúde cardiovascular, pois apresenta incríveis propriedades antioxidantes e protetoras dos vasos sanguíneos, prevenindo problemas como a aterosclerose.
3. Suco de limão
Uma excelente alternativa caseira para controlar a pressão arterial é consumir o suco de limão com água de coco, pois esse suco possui propriedades diuréticas que auxiliam na regulação da pressão arterial.
4. Chá de hibisco
O hibisco é uma planta amplamente utilizada popularmente para auxiliar no processo de perda de peso. No entanto, essa planta também possui efeitos relevantes, como a redução da pressão arterial.
Esse efeito é atribuído à presença de antocianinas em sua composição, que são flavonoides que contribuem para a regulação da pressão arterial.
5. Chá de mangaba
Outra boa opção caseira para a pressão alta é consumir a fruta chamada mangaba ou preparar um chá com a casca da mangaba, pois ela possui propriedades vasodilatadoras que auxiliam na redução da pressão.
6. Chá de cúrcuma
Devido à presença da curcumina, uma substância com poderosa ação antioxidante, a cúrcuma ajuda a combater os radicais livres, melhorando a função dos vasos sanguíneos e promovendo o relaxamento das artérias, o que resulta na redução da pressão arterial.
Atenção
Plantas medicinais podem ajudar no tratamento de doenças, mas devem ser usadas com orientação, pois também podem causar danos à saúde.