Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
PISO SALARIAL ENFERMAGEM

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: COFEN declara que decisão no STF fere o sentido da lei do piso da enfermagem

Cofen se posiciona contra regionalização do piso salarial enfermagem

Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 30/06/2023 às 9:55 | Atualizado em 01/07/2023 às 9:53
O Cofen discorda da decisão do STF que implementação o vínculo de carga horária com o piso salarial da enfermagem. - Freepik

A proposta de regionalização do pagamento do piso salarial enfermagem foi incluída no voto do ministro Dias Toffoli e apoiado por mais dois líderes do Supremo Tribunal Federal (STF).

Alexandre de Moraes e Luiz Fux acompanharam o posicionamento de Tofolli sobre as mudanças orçamentárias do piso salarial da enfermagem, o que indignou algumas entidades da categoria.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por exemplo, emitiu uma nota de repúdio a tal mudança, afirmando que fere o sentido da Lei 14.434, do piso salarial da enfermagem.

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: LULA sanciona VALOR bilionário para novo piso

COFEN DEFENDE A LEI DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM INTEGRAL:

Representantes do Cofen vieram a publico revelar seu posicionamento sobre a possibilidade de regionalização do pagamento do piso salarial da enfermagem.

O objetivo da Lei do Piso é justamente erradicar salários miseráveis, em todas as regiões do Brasil. A regionalização contraria este espírito
presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos.

“Estamos preocupados com o futuro da profissão e com o atendimento à saúde da população, pois observamos que a categoria está no limite e não aceita retroceder. Esperamos que as autoridades responsáveis por essa situação tomem a decisão acertada”, declarou o tesoureiro do Cofen, Gilney Guerra.

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: Saiba como será feito o pagamento retroativo

REGIONALIZAÇÃO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:

Segundo o ministro Dias Toffoli, o pagamento do piso salarial da enfermagem sem a regionalização poderia resultar na desvalorização da categoria, mediante a queda da sua empregabilidade.

“Entendo que esse piso deve ser fixado de forma regionalizada, mediante negociação coletiva nas diferentes bases territoriais e nas respectivas datas bases”, definiu Toffoli.

O Cofen, em conjunto com outras entidades sindicais da categoria, permanecem lutando para que a lei do piso salarial enfermagem seja aplicada de forma integral ao aprovado pelo Congresso Nacional.

GREVE GERAL DA ENFERMAGEM pelo PISO SALARIAL da ENFERMAGEM

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS