Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: O pagamento do PISO DA ENFERMAGEM será feito HOJE (10)? Confira o que se sabe até agora

Confira o que diz o Ministério da Saúde sobre os prazos para pagamento do piso salarial da enfermagem

Cadastrado por

Alice Girão

Publicado em 10/07/2023 às 8:39
Ministério da Saúde publica portaria do piso da enfermagem com data definitiva para início do pagamento. - MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

O julgamento sobre o piso salarial da enfermagem no Supremo Tribunal Federal (STF) chegou ao fim, sendo farovável ao pagamento dos servidores públicos.

Enquanto o setor privado deve entrar em negociação coletiva para determinar os valores dos salários, mas, caso não haja acordo em 60 dias, o piso deve ser pago como fixado em lei.

Agora, cabe ao Ministério da Saúde fazer os repasses para que o pagamento do piso da enfermagem seja feito.

Leia nesta matéria:

O PAGAMENTO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM VAI SER FEITO HOJE (10)? 

Um comunicado publicado no site do Fundo Nacional de Saúde (FNS) em 22 de julho diz que gestores estaduais e municipais têm até o dia 5 de julho para atualizarem as informações dos profissionais de enfermagem.

Segundo o FNS, a ideia é atualizar a base de dados utilizada para definir o rateio da contribuição federal para o pagamento do piso salarial da enfermagem.

"O Governo Federal trabalha em conjunto com a sociedade civil, estados e municípios para que o merecido reconhecimento à categoria seja concedido da forma mais adequada e rápida possível", diz trecho do comunicado.

"Nesse sentido, o Ministério da Saúde está em diálogo com CONASS e CONASEMS, prefeitos, governadores e parlamentares, bem como com a Advocacia Geral da União (AGU), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e demais órgãos de governo buscando equacionar as questões operacionais e administrativas ainda existentes", completa.

A portaria GM/MS Nº 597, do Ministério da Saúde, de 12 de maio, previa a destinação de R$ 7,3 bilhões para que estados e municípios pudessem pagar o piso da enfermagem, com repasses em nove parcelas, mediante autorização encaminhada pela Secretaria de Atenção Especializada à Saúde.

QUEM RECEBE O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM?

Profissionais da enfermagem que são servidores públicos da União, de autarquias, de fundações públicas federais, servidores públicos dos estados, dos municípios e do Distrito Federal são inclusos no recebimento do piso.

Além de enfermeiros que sejam contratados por instituições privadas que atendam 60% de pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Quanto aos profissionais celetistas, que são do setor privado, a proposta do ministro Luís Roberto Barroso venceu.

A proposta determina que os patrões e empregados entrem em negociação coletiva como critério para pagamento do piso. Ou seja, podem ser aplicados outros valores também neste caso.

Porém, caso não haja um acordo em 60 dias, os profissionais da enfermagem devem receber o valor do piso da enfermagem fixado em lei.

Leia Também

QUANTO É O PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM?

A lei do piso salarial da enfermagem prevê o mínimo que cada profissional da enfermagem deve receber. Confira:

Vale ressaltar que este será o primeiro piso da categoria.

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: Saiba como será feito o pagamento retroativo


Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS