Audiências foram agendadas para de facilitar os acordos do piso salarial enfermagem no setor privado, para esta quinta-feira (26), no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
O Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que, desde 25 de agosto, o setor privado tem um prazo de 60 dias para realizar negociações coletivas a respeito do piso salarial enfermagem.
Caso não haja um consenso entre ambas as partes, o valor integral do piso salarial da enfermagem, como está na Lei 14.434/22, será aplicado aos profissionais.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: LULA sanciona VALOR bilionário para novo piso
IMPACTO DA REUNIÃO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:
Originalmente, as reuniões para definição do piso salarial da enfermagem no setor privado estavam programadas para o dia 11 de outubro, mas foram remarcadas para o dia 26 de outubro.
A primeira dessas audiências incluirá a Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), que solicitou a intervenção do TST.
Já a segunda representará uma tentativa de negociação por parte da Federação Nacional dos Enfermeiros e da Confederação Nacional dos Trabalhadores de Saúde em relação ao piso salarial da enfermagem.
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: Saiba como será feito o pagamento retroativo
PISO SALALARIAL DA ENFERMAGEM NO TST:
Tais audiências foram convocadas pelo CNSaúde, a fim de que o TST intermedie as negociações coletivas sobre o piso salarial da enfermagem no setor privado.
Diante dissso, o Tribunal desempenhará o papel de mediador entre os trabalhadores da rede privada e as partes envolvidas nas negociações sobre o piso salarial enfermagem.