Um estudo conduzido pelo Centro de Pesquisas de Alimentos (FoRC) da Universidade de São Paulo (USP) sugere que o suco de laranja pode ter um impacto positivo em indivíduos com glicemia alta.
RELAÇÃO DO SUCO DE LARANJA COM A INSULINA:
De acordo com a pesquisa - que envolveu 12 participantes, entre homens e mulheres - o suco de laranja contribui para a produção de insulina e contém vitamina C e flavonoides.
Após uma noite em jejum, os participantes - todos em boa condição de saúde - consumiram uma refeição rica em gorduras e carboidratos, totalizando 1.037 kcal.
Foram divididos três grupos: o primeiro consumiu apenas água durante a refeição, o segundo ingeriu suco de laranja e o terceiro recebeu uma bebida à base de glicose com teor de carboidratos equivalente ao do suco de laranja.
Os pesquisadores avaliaram os níveis de glicose no sangue dos participantes de três a cinco horas após o término da refeição.
LEIA MAIS: Tabela glicemia após refeições: veja os valores de referência no teste glicemia sem jejum
SUCO DE LARANJA AJUDA A BAIXAR GLICEMIA ALTA?
Na primeira análise, observou-se um aumento nos níveis de glicose nos três grupos. No entanto, os participantes que consumiram suco de laranja apresentaram mudanças equiparadas aos níveis de glicose e insulina daqueles que consumiram água.
Posteriormente, amostras de sangue foram coletadas e a expressão dos microRNAs (RNA ribonucleico) foi estudada pelos pesquisadores.
Os resultados indicaram que o suco de laranja exerce um efeito benéfico na produção de insulina e, simultaneamente, na modulação da glicemia.
Isso se deve ao fato de que as fibras da laranja retardam o aumento da glicemia, contribuindo para o controle dos níveis de açúcar no sangue, uma vez que a absorção é atrasada.