Encaixar as refeições diárias em uma dieta que não eleve os níveis de glicose é um desafio para os diabéticos, levando à comum dúvida sobre "qual é o melhor queijo para quem tem glicemia alta?".
PROPRIEDADES DO QUEIJO:
A nutricionista Carol Neto explicou ao portal Um Diabético que os queijos são produzidos por diferentes tipos de matéria-prima e processos de fabricação, o que influencia em suas propriedades.
O queijo pode ter baixo teor de carboidratos, mas é rico em proteínas e gorduras. Portanto, é importante para os diabéticos monitorar a quantidade consumida.
Os carboidratos se transformam completamente em glicose, enquanto parte das proteínas também é convertida em glicose e outra parte em gordura.
A proteína leva cerca de três horas para ser convertida em glicose, enquanto a gordura leva de 4 a 6 horas.
DIABÉTICO PODE COMER QUEIJO?
Segundo Carol, quem tem diabetes pode optar por queijos brancos, como minas, ricota e cottage, pois possuem menor teor de gordura e são considerados mais saudáveis para quem tem glicemia alta.
No entanto, isso não significa que os outros queijos estão proibidos. Em situações atípicas, onde há a opção entre queijos brancos e outros, como o parmesão, é possível experimentar com moderação.