Uma grande dúvida dos praticantes de exercício é saber “o que emagrece mais, cardio ou musculação?”. Para entender melhor como atingir seu objetivo, confira a resposta nesta matéria.
MUSCULAÇÃO X CARDIO:
Os treinos cardiovasculares e de força apresentam diferenças significativas em termos de intensidade, duração e grupos musculares envolvidos, resultando em diferentes formas de gasto calórico.
Durante a corrida, o corpo tende a queimar mais calorias durante a própria sessão, enquanto o levantamento de pesos provoca um aumento no gasto calórico que persiste por horas após o treino.
Para comparar esses efeitos, os pesquisadores utilizam um índice conhecido como "consumo excessivo de oxigênio após o exercício" (EPOC), que mede a quantidade de oxigênio necessária para que o corpo retorne ao seu estado prévio ao exercício.
Um estudo publicado no Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, que analisou os efeitos de programas cardiovasculares em homens com síndrome metabólica, constatou níveis mais altos de EPOC nos treinos com pesos, indicando que o corpo continua a queimar calorias após o término do treino.
O QUE EMAGRECE MAIS, MUSCULAÇÃO OU CARDIO?
De acordo com o professor e consultor do Smart Fit Coach Lucas Cortez, a resposta mais precisa para a questão "qual emagrece mais, cardio ou musculação?" seria a combinação das duas modalidades.
Cárdio e musculação se complementam de um jeito único O exercício aeróbico ajuda no sistema cardiovascular, incentivando nosso coração a bombear mais sangue para o corpo. Os resistidos vão cuidar da massa magra, desenvolvendo força e músculos.Lucas Cortez
Sendo assim, apostar apenas em exercícios aeróbicos não é uma estratégia sustentável para emagrecer.
É essencial também focar no desenvolvimento da massa magra, já que é necessário um maior gasto calórico para manter os músculos.