Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
DIABETES

Como substituir o açúcar? Veja opções para diabéticos

Confira opções de substituições do açúcar para diabéticos

Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 20/02/2024 às 10:33 | Atualizado em 01/03/2024 às 8:55
A ingestão de açúcar deve ser observada por aqueles que têm diabetes. - REPRODUÇAO: FREEPIK

O controle da diabetes passa também pela regulação do açúcar que é consumido. Há alternativas naturais para suavizar o açúcar nos alimentos, sem abrir mão do gosto doce.

O açúcar de coco e adoçantes naturais como stevia e xilitol emergem como alternativas saudáveis, capazes de contribuir para a perda de peso, aprimorar a saúde e prevenir doenças como diabetes, colesterol elevado e obesidade.

Como substituir o açúcar

Adoçantes naturais, como stevia, xilitol, eritritol, maltitol e taumatina são alternativas viáveis para adoçar sucos, cafés, iogurtes naturais e preparações culinárias.

Diferentemente dos adoçantes artificiais, como aspartame, ciclamato de sódio, sacarina e sucralose, que contêm substâncias químicas, os naturais são mais recomendados, especialmente para crianças e gestantes.

Ajustando o paladar

Embora demande cerca de 3 semanas para o paladar se acostumar com sabores menos doces, é um período necessário para a renovação das papilas gustativas na língua, facilitando a adaptação a novos gostos.

Opções de substituição de açúcar

1) Mel de abelha: Rico em nutrientes e antioxidantes, beneficia a digestão e a flora intestinal, além de garantir um sistema digestivo saudável.

2) Stevia: Derivada da planta Stevia Rebaudiana Bertoni, é estável em altas temperaturas e disponível em diferentes sabores, sendo uma excelente alternativa para bolos e tortas.

3) Açúcar de coco: Com baixo índice glicêmico, evita picos de glicemia e auxilia no controle do peso, além de ser rico em nutrientes como potássio, zinco, ferro e cálcio.

4) Xilitol: Com baixo índice glicêmico, favorece o metabolismo lipídico, previne infecções e melhora a saúde óssea.

5) Melado de cana: Rico em minerais e nutrientes, é uma opção mais saudável que o açúcar refinado, embora deva ser consumido com moderação.

6) Açúcar mascavo: Mantém nutrientes e sais minerais em sua composição, embora deva ser consumido moderadamente, especialmente por pessoas com diabetes.

7) Eritritol: Baixo em calorias e não causa cáries, sendo indicado para dietas de emagrecimento e para pessoas com diabetes.

Diante da ampla gama de opções, é possível desfrutar do sabor doce sem comprometer a saúde, optando por alternativas naturais que promovem bem-estar e equilíbrio nutricional.

*Com informações de Saúde em Dia

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS