Medir a glicemia (nível de glicose) é uma ação importante para manter a saúde e o bem-estar em dia.
Isso porque é indispensável manter as taxas de açúcar no sangue em níveis adequados, a fim de evitar o surgimento de doenças e complicações na saúde. As baixas taxas podem causar hipoglicemia, enquanto os altos números podem levar a condições crônicas, como a Diabetes.
É neste sentido que a tabela de glicemia pode ser útil, visto que configura os valores normais da glicose no sangue, a depender da faixa etária.
Entenda mais a seguir.
O que é glicose?
A glicose (açúcar) é um carboidrato responsável por fornecer energia ao nosso corpo. É através do exame de glicemia que os níveis de glicose podem ser consultados.
A glicemia normal indica que a quantidade de açúcar no sangue está em níveis adequados. Assim, o organismo consegue gerenciar a glicose de maneira eficaz. O equilíbrio é indispensável, sobretudo porque o açúcar é a principal fonte de energia das células.
Glicose normal em jejum
A glicemia pode ser consultada de diversas formas, tais como:
- Monitoramento da Glicemia Capilar
- Glicemia em jejum
- Glicemia pós-prandial (após refeição)
- Teste de Hemoglobina Glicada
- Monitoramento Contínuo da Glicose (MCG)
Em jejum, a glicemia normal deve ficar entre 70 e 99 mg/dL. Os valores diferentes destas taxas indicam a necessidade de outro método de avaliação para confirmar se há um quadro de hipoglicemia, pré-Diabetes ou Diabetes.
É válido ressaltar que o diagnóstico da Diabetes é feito por mais de um exame. Por exemplo, em conjunto com a glicemia em jejum, o médico poderá solicitar o teste de hemoglobina glicada, o qual fornece uma melhor avaliação da presença de açúcar no sangue em até três meses.
Fatores que influenciam na glicemia
Os níveis de glicose no sangue podem ser alterados em virtude de diversos fatores. Isso pode causar variações temporárias, ou ainda, indicar a existência de alguma enfermidade.
- Alimentação
- Atividade física
- Peso corporal
- Emoções
- Medicamentos
- Condições médicas
Glicose alta sintomas
Confira os principais sinais de alerta para a glicose alta:
- Sensação de boca seca
- Sede constante (polidipisia);
- Fome excessiva (polifagia);
- Vontade frequente de urinar (poliúria);
- Perda de peso;
- Cansaço extremo e sonolência;
- Visão embaçada;
- Formigamentos nas mãos ou pés;
- Dor de cabeça.
Tabela de Glicemia por idade
Veja os níveis de glicose adequados por idade:
Faixa Etária | Glicemia de Jejum (mg/dL) | Glicemia de Jejum (mg/dL) |
Crianças | 70 – 100 mg/dL | < 140 |
Adultos | 70 – 99 mg/dL | < 140 |
Idosos | 70 – 110 mg/dL | < 140 |
Como baixar glicose?
Algumas mudanças devem ser incorporadas à rotina para auxiliar na redução dos níveis de açúcar do sangue, entre elas: o consumo de fontes de proteínas e gorduras saudáveis, que ajudam a reduzir a absorção dos carboidratos.
Além disso, adicionar frutas e fibras à refeição auxiliam no processo de digestão lenta, diminuindo o impacto das taxas de glicose.
A atividade física também deve ser incorporada à rotina, porque os músculos conseguem absorver alta quantidade de glicose durante os exercícios.=