O teste de glicemia é fundamental para manter os níveis de glicose (açúcar) sob controle. O exame auxilia a compreender o comportamento deste carboidrato em nosso corpo.
O exame de glicemia em jejum é realizado com um intervalo recomendado de 8 horas. Em contrapartida, após as refeições, existe outro teste a ser realizado, pois a ingestão de alimentos altera os níveis de açúcar no sangue.
Com o exame de Glicemia Pós-Prandial, é possível medir a quantidade de açúcar no sangue após as refeições.
Veja mais a seguir.
GLICEMIA EM JEJUM
Em jejum, recomenda-se que o valor da glicose esteja entre 70 e 100 mg/dL. As taxas entre 100 e 125 mg/dL definem que há um elevado risco para a ocorrência de Diabetes.
Os que obtêm taxas acima de 126mg/dL, têm grandes chances de serem diagnosticados com a doença.
QUANTO É O VALOR NORMAL DA GLICOSE APÓS REFEIÇÃO?
Após duas horas da refeição, os valores do exame de glicemia pós-prandial devem ser inferiores a 140 mg/dL, a depender do paciente. Por exemplo, em idosos, tolera-se um valor de até 180 mg/dL.
Já para as gestantes, a tabela de glicemia após as refeições é mais rigorosa. Após duas horas, o nível recomendado de glicose deve ser inferior a 120 mg/dL. Caso a paciente tenha realizado o teste apenas uma hora após a ingestão de alimentos, o valor deve ser inferior a 140 mg/dL.
Vale ressaltar que o teste de glicemia após refeição - glicemia pós-prandial - deve ser realizado, preferencialmente, cerca de 2 horas depois da ingestão do alimento. Aguardar este período de tempo é essencial para obter valores corretos do exame.
Isso porque quando ingerimos algum alimento, há um pico de insulina no organismo.
Já nas pessoas com Diabetes tipo 2, a secreção de insulina é feita com atraso. Nestes casos, há uma tolerância, e o recomendado é que a glicemia esteja abaixo de 180 mg/dl.
Quando os níveis estão acima de 200mg/dl, há grandes chances de diagnóstico para a Diabetes.