Cerca de 1500 pessoas foram presas na manhã desta segunda-feira (9). O grupo estava em um acampamento no Quartel Geral do Distrito Federal.
As prisões foram decretadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes após as invasões antidemocráticas que aconteceram em Brasília.
O grupo de terroristas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiu e destruiu os prédios dos Três Poderes nesse domingo (8).
GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL É AFASTADO
>> VÍDEO: Bolsonarista defeca em sala do STF durante invasão de Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi afastado do cargo na madrugada desta segunda-feira (9), conforme decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
O ministro decidiu afastar o governador do Distrito Federal do cargo por 90 dias.
“A escalada violenta dos atos criminosos resultou na invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com depredação do patrimônio público, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional, circunstâncias que somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira", escreveu Moraes na decisão.
QUANTAS PESSOAS FORAM PRESAS EM BRASÍLIA?
As 1500 pessoas presas nesta segunda-feira foram levadas pela polícia em um comboio de 40 ônibus para a superintendência da Polícia Federal.
Segundo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o número de pessoas detidas no domingo foi de 400. No entanto, a Polícia Civil confirmou 300.
>> Governador do Distrito Federal, Ibanês Rocha é afastado do cargo após invasões em Brasília
"Todos estão sendo encaminhados ao edifício-sede de nossa instituição. Estão sendo identificados e ouvidos nos autos do inquérito que investiga todos os atos criminosos ocorridos esta tarde na Esplanada dos Ministérios", informou a Polícia Civil.
VEJA IMAGENS da INVASÃO de MANIFESTANTES em BRASÍLIA
PRESOS EM BRASÍLIA
A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal informou que criminosos dos Três Poderes em Brasília começaram a ser transferidos para unidades prisionais na manhã desta segunda-feira (9).
Os homens serão levados para o Complexo da Papuda e as mulheres para a Colmeia, Penitenciária Feminina do Distrito Federal. Ainda não há informações sobre quantos presos já chegaram nos presídios.
Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em coletiva de imprensa, todos que participaram dos atos golpistas serão punidos.
Flávio Dino ainda destacou que as penas para os terroristas podem chegar a 20 anos de reclusão.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO EM BRASÍLIA?
INTERVENÇÃO FEDERAL é decretada por LULA após INVASÃO em BRASÍLIA
INVASÃO NO CONGRESSO: IMAGENS da INVASÃO de MANIFESTANTES em BRASÍLIA
*Com informações do Estadão Conteúdo