Notícias sobre segurança pública em Pernambuco, por Raphael Guerra

Segurança

Por Raphael Guerra e equipe
NOVO GOLPE DO PIX

GOLPE: Novo golpe do Pix usa dados dos clientes e toca música do Itaú

Muitos clientes de agências bancárias estão caindo no golpe

Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 09/02/2023 às 17:24 | Atualizado em 09/02/2023 às 17:35
Orientação é de que as pessoas não passem pix para desconhecidos - REPRODUÇÃO

Criminosos estão aplicando um novo golpe do Pix a partir de dados de clientes de agências bancárias. Nas ligações feitas pelos golpistas há, inclusive, uma música usada pelo banco Itaú. As informações são do portal UOL

De acordo com o portal, o golpe funciona assim:

Os criminosos ligam para as pessoas e dizem que a conta delas foi invadida, mas que vão solucionar o problema;

Eles têm informações sobre o extrato dos clientes, simulam estar na central de atendimento dos bancos, e usam a música similar à do Itaú para ganhar a confiança das vítimas;

O golpista afirma ainda que alguém fez transações para uma conta e pede que, caso ela não as reconheça, faça um pagamento pelo aplicativo com o mesmo valor para a mesma conta (a do golpista), de forma que o banco reconheça a duplicação e cancele a operação;

Após a transferência, o golpista finge que resolveu o problema e desliga a ligação. Só depois a vítima percebe que não no golpe. 

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COMO SE PREVENIR DO NOVO GOLPE DO PIX?

Os clientes devem evitar o compartilhamento de números e dados bancários, mesmo para pessoas consideradas de confiança. 

Especialistas reforçam que, ao receber uma ligação com essas características, o cliente deve desligar e entrar em contato com a sua agência.  

O QUE DIZ O ITAÚ SOBRE O GOLPE?

Em nota divulgada à imprensa, o Itaú Unibanco declarou que “investe continuamente em tecnologias para o fortalecimento de sistemas, aplicativos e sigilo de informações, além de seguir com rigor todas as diretrizes dos órgãos reguladores”.

O banco afirmou que ligações recebidas por clientes com solicitações de qualquer documento, senhas, dados cadastrais e financeiros, estornos ou a realização de transferências bancárias não são práticas da instituição financeira.

O Itaú disse, ainda, que os clientes não devem, em nenhuma hipótese, digitar ou informar senhas.

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