Assalto termina em troca de tiros e duas mortes no Dnocs, Zona Norte do Recife

Vigilante do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas foi baleado na cabeça e morreu após ser encaminhado para o Hospital da Restauração, nesta terça-feira (25)
Raphael Guerra
Publicado em 25/07/2023 às 15:02
Assalto e troca de tiros no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) Foto: CÍRIO GOMES/JC IMAGEM


Um assalto terminou com troca de tiros e duas mortes no estacionamento do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife, nesta terça-feira (25). 

De acordo com testemunhas, dois assaltantes chegaram de moto e abordaram um vigilante, que reagiu. Um suspeito, identificado como André Alexandre Xavier dos Santos Júnior, de 25 anos, foi baleado e morreu na hora. Ele estava disfarçado de entregador por aplicativo. 

O vigilante Valmir José da Silva, de idade não divulgada, também foi atingido por um tiro na cabeça. Ele foi socorrido pelo Samu e encaminhado ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby, onde faleceu. 

O segurança estava de folga, mas aceitou fazer um plantão extra no lugar de outro colega. 

O outro assaltante conseguiu fugir. 

O QUE DIZ A POLÍCIA?

O delegado Victor Leite, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), afirmou que os dois assaltantes teriam praticado um arrastão pelo Recife e roubado armas de outros vigilantes antes do assalto que acabou e mortes no Dnocs.

"Identificamos quatro vítimas que tiveram as armas roubadas. Os roubos em série aconteceram pela manhã", disse. 

Foram feitos assaltos no Instituto de Educação de Pernambuco (IEP) e na Escola Especial Ulisses Pernambucano, ambos no bairro de Santo Amaro, e no Conselho Estadual de Educação, que fica nas Graças.

Segundo o delegado, a arma do vigilante não foi localizada, ou seja, deve ter sido levada pelo assaltante que conseguiu fugir. 

Victor Leite declarou que o assaltante morto tinha passagem pela polícia e estava em liberdade condicional. 

"Em relação ao bandido que morreu o que sabemos é que ele respondia por homicídio, já era conhecido da equipe de investigação do DHPP. Também tinha antecedente criminal por roubo. É bem provável que estivesse usando a bolsa de entregador de comida para despistar a atenção do vigilante", afirmou. 

No bolso do suspeito foram encontradas quatro munições e uma chave. 

O QUE DIZ A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO?

Em relação aos outros roubos ocorridos pela manhã, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) afirmou, em nota, que, até o momento, "foram registrados boletins de ocorrência por parte de dois órgãos e uma unidade de ensino ligados à pasta nesta terça-feira (25)".

"A Secretaria segue acompanhando e dando apoio aos profissionais que presenciaram as investidas criminosas e reforça que não houve feridos nos três casos", disse. 

ESTATÍSTICAS DE LATROCÍNIO EM PERNAMBUCO

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), 50 casos de latrocínio (roubo seguido de morte) foram registrados no primeiro semestre de 2023.

No mesmo período do ano passado, 57 casos foram contabilizados pela polícia.

TAGS
Coluna ronda jc raphael guerra violência pernambuco Polícia
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory