O avanço dos grupos criminosos especializados no roubo de veículos continua desafiando a polícia. Pelo 27º mês consecutivo, houve aumento no número de boletins de ocorrência desse tipo de crime em Pernambuco.
Segundo estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), 8.115 motoristas procuraram as delegacias para registrar as queixas de roubo de veículos entre janeiro e julho deste ano. Houve aumento de 24,59% em relação ao mesmo período de 2022, quando 6.513 ocorrências foram somadas pela polícia.
O Recife lidera em número de casos. Nos sete primeiros meses deste ano, 2.398 roubos de veículos foram contabilizados. (Veja ranking mais abaixo)
Nessa quarta-feira (9), um médico de 75 anos foi a nova vítima desse tipo de crime. A abordagem aconteceu pouco depois de a vítima chegar ao condomínio onde mora, no 3º Jardim de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Logo depois de estacionar o carro na rua, ele é surpreendido por dois criminosos armados, que tomam a chave dele e levam o veículo.
VEJA VÍDEO:
Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco declarou que as "investigações foram iniciadas e seguem com a delegacia de Boa Viagem até o esclarecimento do caso".
O carro do médico foi recuperado, na manhã desta quinta-feira (10), no bairro de Cajueiro, no Recife. Ele vai passar por perícia para buscar digitais e material biológico dos assaltantes.
Por causa do aumento de roubos de veículos - que superam 1 mil por mês -, a SDS criou, no mês de maio, uma força-tarefa para analisar os casos e traçar estratégias de prevenção e repressão aos crimes.
Participam desse grupo representantes do Centro Integrado de Inteligência da SDS, da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística e da Gerência Geral do Centro Integrado de Operações, além de comandantes da PM, gestores da Polícia Civil, peritos da Polícia Científica e convidados da Polícia Rodoviária Federal.
No começo da semana, a Polícia Civil deflagrou a Operação Hemóstase, que prendeu 11 pessoas suspeitas de integrar um grupo que roubava carros no Grande Recife. A investigação apontou que ao menos 15 veículos foram roubados, tiveram as placas clonadas, e foram revendidos por valores abaixo dos preços de mercado.
As vendas eram realizadas por meio dos aplicativos WhatsApp e Telegram.
Recife - 2.398
Jaboatão dos Guararapes - 546
Olinda - 512
Caruaru - 424
Paulista - 313
Camaragibe - 246
Santa Cruz do Capibaribe - 211
Vitória de Santo Antão - 180
Cabo de Santo Agostinho - 166
São Lourenço da Mata - 163
1- antes de sair de casa, verifique se não há nenhuma movimentação suspeita na rua;
2- ao voltar para casa, observe a rua, o portão, se não há algo suspeito próximo e que possa trazer algum perigo;
3- procure estacionar, se possível, em local coberto, seguro, mais iluminado ou ainda na frente de alguma portaria ou onde há grande circulação de pessoas;
4- ao parar no sinal, deixe o veículo ligado e com marcha engatada para, se necessário, realizar uma saída de imediato;
5- no semáforo, mantenha distância do veículo da frente. E, de preferência, ficar nas faixas do meio e da direita, onde a incidência de roubos tende a ser menor;
6- sempre que possível, deixe vidros fechados e evite deixar objetos de valor expostos para não chamar a atenção.