Os últimos três dias foram marcados pela violência contra a mulher em Pernambuco. Da última sexta-feira (8) até domingo (10), vários casos de feminicídio foram contabilizados pela polícia.
A primeira vítima foi Maria do Carmo Santos Silva, atingida por tiros no município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
De acordo com a polícia, o autor do crime é o ex-companheiro dela, de 59 anos, que fugiu. O nome dele não foi revelado.
No sábado, Damiana Ferreira Pereira, 50, foi assassinada a facadas dentro de casa, em Petrolina, no Sertão. A polícia afirmou que se tratou de um feminicídio, mas não deu detalhes de quem teria sido o autor do crime.
No mesmo dia, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, na RMR, Dara Bezerra da Silva, de 27 anos, foi encontrada morta em casa. A polícia disse que investiga a causa da morte, porque não foram encontrados sinais de violência no corpo da vítima.
Mas a família da vítima acredita em feminicídio. Segundo relatos, ela mantinha um relacionamento conturbado. O companheiro fugiu com o filho do casal.
No domingo, uma mulher de 26 anos foi morta com golpes de faca em um estabelecimento comercial na praia de Ponta de Pedras, em Goiana, na Mata Norte. O ex-companheiro dela, de 44 anos, foi preso em flagrante pelo feminicídio. Os nomes da vítima e do suspeito não foram divulgados pela polícia.
Já na noite do domingo, policiais militares conseguiram impedir uma tragédia. A equipe foi acionada para uma ocorrência no bairro da Bela Vista, em São Lourenço da Mata, na RMR. No local um homem foi encontrado armado com um facão dentro de casa ameaçando a mãe, a irmã e vizinhos.
Com a chegada de PMs do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi iniciada uma negociação e o suspeito acabou detido. Ele foi conduzido em uma viatura do Samu ao Hospital Ulisses Pernambucano.
FEMINICÍDIOS CRESCERAM EM NOVEMBRO
Os casos de feminicídio cresceram em novembro deste ano. Cinco mulheres foram vítimas desse tipo de violência. No mesmo período do ano passado, foram três.
No acumulado do ano, 69 feminicídios foram somados. São cinco casos a mais que em 2022. O aumento foi de 7,8%.
Mais de 47 mil queixas de violência doméstica/familiar contra a mulher foram registradas no Estado entre janeiro e novembro deste ano.
COMO PEDIR AJUDA
Para denúncias e informações, a Ouvidoria Estadual da Mulher atende gratuitamente pelo telefone 0800-281-8187. Em caso de emergência policial, a orientação é ligar para o 190.
Qualquer pessoa, como um vizinho, por exemplo, pode entrar em contato com a polícia caso perceba algum ato de violência.
Veja lista das delegacias da Mulher abertas 24h:
Recife (1° DEAM)
Praça do Campo Santo, s/n, Santo Amaro
Tel. (81) 3184.3352
Jaboatão dos Guararapes (2° DEAM)
Estrada da Batalha, s/n, Prazeres
Tel. (81) 3184-3445
Cabo de Santo Agostinho (14º DEAM)
Rodovia BR 101, s/n, Pontezinha
Tel. (81) 3184-3414
Petrolina (3° DEAM)
Rua Castro Alves, 57, Centro
Tel. (87) 3866-6625
Caruaru (4° DEAM)
Av. Portugal, n° 155, Universitário
(81) 3719-9106
Paulista (5° DEAM)
Rua do Cajueiro, s/n, Praça Frederico Lundgren, Centro
(81) 3184-7072
Olinda
Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 2405, Casa Caiada