*Com informações da TV Jornal
Um tiroteio no bairro de Dois Unidos, Zona Norte do Recife, deixou dez pessoas feridas, na noite da última quinta-feira (1º). O caso aconteceu por volta das 21h30 durante uma partida de futebol na quadra poliesportiva do bairro, na Avenida Hildebrando de Vasconcelos, onde a população estava reunida acompanhando o evento. Os presentes afirmaram que os disparos partiram da quadra de vôlei, que fica ao lado de onde o torneio estava sendo realizado, e que não havia policiamento no local.
Nove dos feridos foram levados para a UPA de Nova Descoberta e um para o Hospital da Restauração. Três das vítimas foram encaminhadas para o Hospital Otávio de Freitas. Dentre elas, uma adolescente de 17 anos que foi baleada no braço esquerdo. Em entrevista à TV Jornal, a mãe, que não quis se identificar, afirmou que a adolescente está sem o movimento do punho e de um dos dedos da mão esquerda.
A organização do evento emitiu um comunicado lamentando o ocorrido. “Nosso instituto sempre foi trazer esporte, cultura e lazer para a comunidade e gerar oportunidades para atletas locais”, diz o texto. A organização afirma ainda, que está à disposição dos órgãos competentes para prestar eventuais esclarecimentos.
Em nota, a Polícia Militar informou que foi acionada para a ocorrência e que o evento de X1 (modalidade de futebol society) acontecia no local sem autorização do poder público. A PM afirmou, ainda, que as viaturas acionadas para o local fizeram o socorro das vítimas.
Já a Polícia Civil disse que a 5ª Delegacia de Homicídios foi acionada e registrou o caso e as investigações já foram iniciadas. Mais informações devem ser divulgadas após a conclusão do inquérito policial.
O ocorrido na última quinta-feira é mais um caso de insegurança em áreas de lazer na Região Metropolitana do Recife. Pelo menos 319 pessoas foram baleadas em praças, campos e quadras de futebol no Grande Recife nos últimos 6 anos, de acordo com o Instituto Fogo Cruzado. O levantamento indica que dentre os atingidos, 189 morreram e 130 ficaram feridas.