As festas de São João, realizadas no último fim de semana em Pernambuco, estimularam uma alta no consumo – impulsionada pela celebração da data mais importante do calendário junino ter caído em um sábado este ano.
Segundo dados da Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, o faturamento do varejo no estado cresceu 21% entre os dias 23 e 25 de junho (sexta a domingo), na comparação com mesmo período do ano passado (dias 24 a 26 de junho de 2022).
Os segmentos relacionados à alimentação puxam a alta – com faturamento 75% maior nas casas de carne e peixes, + 69% em lojas de alimentos especializados e +44% em supermercados.
Analisando apenas o dia de São João (24), na comparação com a mesma data do ano passado (quando a festa caiu em uma sexta), as cidades que mais tiveram avanço no consumo foram Garanhuns (alta de 85%), Palmares (+84%), Jaboatão dos Guararapes (+81%), Abreu e Lima (+73%) e Camaragibe (+60%).
90% dos compradores têm demonstrado maior interesse em receber descontos, usar cupons e ganhar recompensas de cashback quando fazem compras, sendo que 1 em cada 3 consumidores começou a usar esses programas nos últimos dois anos. É o que mostra a recente pesquisa da Wildfire Systems Inc., divulgada pela PR Newswire.
O levantamento ainda destaca que os descontos influenciam positivamente as taxas de conversão do comércio eletrônico: 82% dos consumidores disseram que têm maior probabilidade de concluir uma compra quando têm um desconto. O motivo do interesse nos descontos e recompensas está o aumento dos preços e a crise econômica que impactou o mundo nos últimos anos.
A 14ª edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco vai ser entre os dias 6 e 15 de outubro no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco. Com um eixo temático que gira em torno da fome, não apenas de comida, o evento presta homenagem a Josué de Castro, destacando a importância do acesso ao livro e à literatura como direito fundamental.
A Bienal já é o terceiro maior evento do segmento no País e o principal do Nordeste. Guilherme e Rogério Robalinho e Sidney Nicéas, produtores do evento, anunciam em breve a presença de autores que farão parte da programação.
Neste mês de julho, com a criançada livre devido as férias escolares, vale dobrar os cuidados com o excesso de telas, já que as consequências pelo uso excessivo são muitas. Pesquisas mostram que a superexposição a eletrônicos pode causar déficit de atenção, atrasos cognitivos, distúrbios de aprendizado, aumento de impulsividade, diminuição da habilidade de regular emoções, provocando ansiedade, depressão e agressividade.
Fábio Jr. preparou um show com repertório só de seus sucessos, que chega ao Teatro Guararapes dia 25 de agosto.
Neste sábado, a Oficina Francisco Brennand realiza Visita Sensorial com Slam nas Mãos. A atividade trabalhará novas possibilidades de acessibilidade de forma lúdica e cultural, estimulando a presença de pessoas com necessidades específicas no ambiente do museu, por meio de poesias recitadas com a língua de sinais.