Notícias sobre surfe no Brasil e no mundo, por Alexandre Gondim

Surfe

Por Alexandre Gondim

Solidariedade entre surfistas emociona em dia comemorativo

No dia do surfista comunidade ajuda campeã cearense com problemas financeiros

Cadastrado por

Alexandre Gondim

Publicado em 21/01/2021 às 18:04 | Atualizado em 21/01/2021 às 18:10
Juliana Santos é a oitava colocada do ranking nacional. - DIVULGAÇÃO/@JULIANASANTOSSOFICIAL

Hoje é o dia comemorativo ao surfista. Seria uma data festiva para mim não fosse o vídeo que assisti pela manhã feito pela jornalista de Fortaleza Patrícia Calderon onde ela apresenta a surfista Juliana dos Santos @julianasantossoficial , Campeã cearense feminino Open 2020 e oitava colocada no ranking brasileiro profissional da Confederação Brasileira de surf - CBSurf, e apresenta a miserável condição que ela e sua família de seis pessoas vivem na comunidade do Titansinho na capital cearense.

Patricia com a familia de Juliana - DIVULGAÇÃO/@CALDERONJORNALISTA

O “post” intitulado a “Menina de Ouro do Titansinho mostra Juliana, sua irmã e seus avós dentro de um cubículo de 5 metros quadrados onde vivem. Nele uma cama, uma geladeira e um fogão, onde não há comida suficiente nem local digno para dormirem. Juju, como é conhecida, dorme no chão junto a baratas que aparecem no vídeo saindo da geladeira. Essa cena me chocou e não consegui mais parar de pensar nela.

Juliana Santos com sua família - DIVULGAÇÃO/@CALDERONJORNALISTA

Juliana se emociona a grava reportagem com seu avô - DIVULGAÇÃO/@CALDERONJORNALISTA

Procurei saber mais sobre o assunto e em como ajudar de alguma forma. Fiz a primeira atitude que um profissional de comunicação poderia fazer. Comecei a me comunicar com pessoas influentes no surfe de todo o Brasil e para minha alegria em pouco tempo o organizador e diretor da Federação Pernambucana de Surf me ligou dizendo que já tinha conseguindo, através de doadores, uma boa quantia em dinheiro para ajuda-la. Entrei em contato com Patrícia e tive mais uma boa notícia que uma vaquinha online esta sendo feita e muita gente espalhada por todo o Brasil, incluindo não só surfistas amadores e profissionais mas integrantes de toda a sociedade estava contribuindo.
“Estou muito emocionada e grata a Deus pela ajuda de todos, não achei que meu vídeo de desabafo e indignação iria viralizar e que tantas pessoas iriam se indignar e ajudar também. A palavra é gratidão. Muito obrigado a todos” agradeceu a jornalista.

Juliana Santos - DIVULGAÇÃO/ @JULIANASANTOSSOFICIAL

Meu sentimento de tristeza e indignação deu lugar a esperança em um mundo melhor e mais solidário. Me sinto muito feliz em saber que entre nós existem muitas pessoas do bem. Temos que valorizar e cultivar isso.
Quem quiser ajudar a vaquinha online esta no site Vakinha ( vaka.me/1715680 ).
Caso queiram ver a excelente reportagem que deu partida a essa ação solidária feita pela Patrícia Calderon é só acessar o Instagram dela ( @calderonjornalista )

Juliana em sua casa no Titanzinho. - DIVULGAÇÃO/@CALDERONJORNALISTA

Mas fica uma reflexão: Em um país como o Brasil tão rico de recursos naturais é inadmissível que famílias ainda passem por tantas dificuldades básicas, não consigam se alimentar e não tenham saneamento básico. Não é explicável que um atleta do nível dela não seja amparada em suas necessecidades pelo governo já que existem projetos de ajuda ao esporte, bolsa atleta e tanto outros mecanismos que poderiam subsidiarem sua carreira. ë uma vergonha que empresas que ganham milhões com o mercado do surfe não ajudem. É desumano.
Parabéns a todos que de alguma forma vão transformar a vida de Juju. E que esse fato sirva de alerta que nesse momento tem muito mais pessoas precisando de anjos como os que ajudaram Juliana. Obrigado por sua indignação Patrícia, você enaltece a profissão de jornalista.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS