POR MONA LISA DOURADO, DA COLUNA TURISMO DE VALOR
Recife terá voos para 11 destinos no mês de maio dentro da malha aérea essencial mantida pelas companhias aéreas para garantir o transporte de cargas, como equipamentos e medicamentos voltados ao combate do novo coronavírus, e de pessoas com necessidades urgentes de viagens.
>> Aeroporto de Fernando de Noronha será fechado para turistas após caso suspeito na ilha
>> Coronavírus deve acelerar mudanças na vida e no turismo de Fernando de Noronha
Pela Azul, que mantém um hub na cidade, estão confirmadas frequências para Campinas (SP), Brasília, Petrolina, Fernando de Noronha, Manaus, Belém, Fortaleza, Salvador, Juazeiro do Norte e São Luís. A malha pode ser conferida neste link: www.voeazul.com.br/malhadaazul .
Já pela Latam, o único destino disponível é São Paulo (Guarulhos) em dias e horários alternados. Para saber a a programação de todos os voos no País, é preciso acessar o endereço www.latam.com/pt_br/experiencia/coronavirus/programacao_de_voos_br .
A Gol ainda não atualizou a malha para o próximo mês, mas pelo menos até o dia 3 de maio oferece um voo diário também para São Paulo, com partida às 15h10. No sentido inverso, São Paulo-Recife, o voo sai às 11h20. Via nota, a companhia destaca que desde março atua com 50 voos diários, com conexão entre as capitais pelo aeroporto internacional de Guarulhos (SP). "Caso tenha uma melhora na demanda, a companhia estará pronta para retomar mais frequências a partir de maio", diz o comunicado. Mais detalhes: www.voegol.com.br/PT/informacoes/voos-gol.
No caso dos voos internacionais, estão todos suspensos a partir do Recife.
A Azul, no entanto, manterá três voos para o exterior por semana com direção à Europa e Estados Unidos partindo do hub de Viracopos, em Campinas (SP).
>> Nada será como antes do coronavírus no turismo
Lisboa e Orlando (EUA) terão uma frequência semanal entre abril e maio. O voo para a capital portuguesa chega a fazer um escala técnica no Recife, mas não estão permitidos embarques nem desembarques.
A outra base da Azul nos Estados Unidos, Fort Lauderdale, recebe um voo por semana em abril, mas, a partir de maio, terá duas frequências semanais.
Em abril, a redução total de ligações aéreas no Brasil comparado à prevista originalmente para o período foi de 91,6%. O número de voos semanais passou de 14.781 para 1.241. Na capital pernambucana, a redução foi de uma média de 100 voos diários para cerca de seis.
A Azul ainda diz que, além dos protocolos diários de limpeza das aeronaves, reforçou a higienização dos aviões a cada voo e à noite, orientando também os tripulantes para todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde. Os filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air) também renovam o ar de toda aeronave a cada três minutos e conseguem extrair até 99,999% dos vírus existentes, extinguindo até mesmo os menores, incluindo o novo coronavírus, informa a companhia.
LEIA MAIS CONTEÚDO DA COLUNA TURISMO DE VALOR