RETROSPECTIVA

Bonito, no Mato Grosso do Sul, se destacou na retomada do turismo em 2021

A retrospectiva da Coluna Turismo de Valor destacou o exemplo de Bonito que conseguiu voltar a atrair muitos turistas com os protocolos de segurança sanitária.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 27/12/2021 às 8:00
Notícia
X

Além de Bonito, seguro. Um dos principais destinos do ecoturismo do Brasil, Bonito, no Mato Grosso do Sul, conseguiu se destacar na reabertura do turismo, após o início da pandemia, mesmo em um ano tão desafiador para o setor como foi 2021. Localizada a cerca de 300 km da capital Campo Grande, a cidade entrou na retrospectiva da Coluna Turismo de Valor por ter apostado nos protocolos de prevenção à Covid-19 que conferiram ao município selos de segurança de instituições nacionais e internacionais. 

Bonito foi uma das primeiras cidades do Brasil a conquistar o selo internacional de turismo seguro “Safe Travels”, dado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) após a implementação de medidas de biossegurança preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ela também recebeu o selo “Turismo Responsável” do Ministério do Turismo. Conheça abaixo as 7 Maravilhas de Bonito. 

1) Rio Sucuri

Que tal começar o tour em Bonito com uma das melhores experiências de flutuação que você pode ter no planeta? De tão transparentes, as águas do Rio Sucuri oferecem a sensação (única) dos visitantes estarem mais do que flutuando e sim voando. Ele é considerado o rio mais cristalino do Brasil e já foi eleito o terceiro neste quesito do mundo. Por isso, você parece estar realmente voando entre nuvens de peixes em um céu vivo e multicolorido.

2) Lagoa Misteriosa

Imagine mergulhar em um imenso abismo azul e infinito. Aliás, em vez imaginar, melhor ir direto até a Lagoa Misteriosa, um dos locais mais intrigantes e fantásticos da região. Até hoje não se sabe ao certo onde ela acaba, o máximo que já conseguiram atingir foi 220 metros e ainda assim nem sinal do fundo dela. O mergulho de cilindro ou mesmo de snorkel no local é imperdível.

3) Estância Mimosa

Uma linda fazenda com trilha por cachoeiras, passeio a cavalo, observação de aves e um delicioso almoço regional. Esta é a Estância Mimosa, uma referência em ecoturismo em Bonito. O local é perfeito para um passeio em família pois oferece lazer para pessoas de todas as idades em contato com a natureza. Porém, o diferencial é o circuito pelas cerca de 10 cachoeiras, com paradas pra banho, plataformas de salto e mirantes.

4) Praia da Figueira

Bonito tem praia sim senhor. Ao menos é o que vende o espaço batizado como Praia da Figueira. Trata-se de uma lagoa com mais de 60 mil metros quadrados banhada pelo Rio Formoso. É assim que os turistas são convidados a pegar uma praia em plena planície pantaneira. No local podem ser feitas várias atividades como tirolesa, toboágua, flutuação, pedalinho, stand-up paddle (SUP).

5) Gruta do Lago Azul

Um lago que chama a atenção pelo forte tom azul e pelos segredos escondidos em seu fundo. Esta é a Gruta do Lago Azul, um dos principais cartões-postais de Bonito e onde praticamente começou o turismo na cidade. O máximo de profundidade que já conseguiram atingir foi 96 metros e nela já foram encontrados fosseis de animais de milhões de anos, como Tigre Dente de Sabre e a Preguiça Gigante.

 6) Balneário municipal

Prático, barato e lindo. São com essas credenciais que o Balneário Municipal de Bonito vem entrando cada vez mais no roteiro dos turistas. Um dos principais fatores que contribuem para isso é a facilidade de acesso já que ele fica a apenas 7 km do centro da cidade. Além disso, tem um preço de entrada bem em conta e oferece uma linda paisagem, onde se pode tomar banho com peixes e relaxar na sombra das árvores.

 7) Ecopark Porto da Ilha

Trata-se de uma agradável área de conservação ecológica de 3 hectares bem estruturada com restaurantes e algumas cachoeiras. Lá é possível realizar várias atividades como caiaque, bóia cross, bike aquática e SUP. Mas a principal, sem dúvida, é o emocionante rafting no Rio Formoso. Quem curte adrenalina vai adorar o circuito pelas várias quedas d’água do local em um bote.

Encontro com a sucuri gigante "Vovózona" durante rafting

O rafting é um esporte que naturalmente envolve adrenalina. Tecnicamente é uma descida de grupos em corredeiras utilizando botes infláveis. Só que a atividade no Rio Formoso, em Bonito, conta com uma adrenalina maior, mais precisamente 6 metros. Este é o tamanho das sucuris que costumam aparecer no caminho dos aventureiros e, por incrível que pareça, em vez de espantar, as cobras gigantes atraem ainda mais turistas curiosos (ou loucos?) para o local. Algumas como a famosa Vovózona já viraram até celebridade na cidade de tanto que aparecem nos vídeos do rafting.

Tags

Autor