CENTRO

Bonito ou Nobres: Qual o mais lindo e barato destino do ecoturismo ?

As cidades dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste do Brasil, tem "rivalidade" por contarem com atrativos lindos e parecidos .

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 11/12/2021 às 8:00 | Atualizado em 21/12/2021 às 14:11
Notícia
X

Uma “competição” em que quem sai ganhando são os turistas. As cidades de Bonito, no Mato Grosso do Sul, e Nobres, no Mato Grosso, mantem uma certa rivalidade quando o assunto é ecoturismo. A primeira, claro, é bem mais famosa e já consolidada como um dos principais destinos turísticos do Brasil, enquanto a segunda ainda está começando a ser conhecida e se gaba por ter atrativos parecidos só que com preços bem mais em conta.

Que Bonito, localizada a cerca de 300 km da capital Campo Grande, faz jus ao nome não é novidade. Ela foi uma das primeiras cidades do Brasil a conquistar o selo internacional de turismo seguro “Safe Travels”, dado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) após a implementação de medidas de biossegurança preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, conta com as flutuações mais famosas do país, além de grutas, lagoas, parques lindíssimos.

“Nobres é mais que Bonito, é lindo!”. O slogan do turismo de Nobres, a 120 km de Cuiabá, já mostra essa rivalidade. A cidade tem belezas muito parecidas (em alguns quesitos até melhores), mas valores bem mais em conta do que a badalada vizinha. Por isso, cada vez mais pessoas estão indo conhecer esse paraíso escondido no meio do Cerrado que tem águas com tons azul turquesa igual as do Caribe. A cidade conta com rios, lagoas, cachoeiras, grutas, mirantes, tirolesas e várias outras atrações. Mas vamos lá comparar algumas das atividades feitas em Bonito e Nobres.

Flutuação

Que tal começar o tour em Bonito com uma das melhores experiências de flutuação que você pode ter no planeta? De tão transparentes, as águas do Rio Sucuri oferecem a sensação (única) dos visitantes estarem mais do que flutuando e sim voando. Ele é considerado o rio mais cristalino do Brasil e já foi eleito o terceiro neste quesito do mundo. Por isso, você parece estar realmente voando entre nuvens de peixes em um céu vivo e multicolorido.

 

A flutuação também é uma das principais atividades em Nobres. São várias as ótimas opções de locais, mas uma das principais que mais lhe fazem se sentir banhando em águas caribenhas em pleno Centro-Oeste brasileiro é um com nome bem sugestivo: Aquário Encantado.

Lagoas

Imagine mergulhar em um imenso abismo azul e infinito. Aliás, em vez imaginar, melhor ir direto até a Lagoa Misteriosa, um dos locais mais intrigantes e fantásticos da região de Bonito. Até hoje não se sabe ao certo onde ela acaba, o máximo que já conseguiram atingir foi 220 metros e ainda assim nem sinal do fundo dela. O mergulho de cilindro ou mesmo de snorkel no local é imperdível.

Na Lagoa das Araras, passagem obrigatória para turistas em Nobres, é possível admirar o balé no ar de dezenas de araras no espelho d’água alaranjado com inúmeros buritis ao fundo.

Cachoeiras

Uma linda fazenda com trilha por cachoeiras, passeio a cavalo, observação de aves e um delicioso almoço regional. Esta é a Estância Mimosa, uma referência em ecoturismo em Bonito. O local é perfeito para um passeio em família pois oferece lazer para pessoas de todas as idades em contato com a natureza. Porém, o diferencial é o circuito pelas cerca de 10 cachoeiras, com paradas pra banho, plataformas de salto e mirantes.

Em Nobres tire um dia para visitar o Parque Sesc Serra Azul, localizado no município vizinho de Rosário Oeste, que tem como principal atrativo a linda cachoeira Serra Azul de mais de 40 metros, onde é possível tirar fotos com “peixes voadores”.

Boia Cross

Bonito Eco park é uma agradável área de conservação ecológica de 3 hectares bem estruturada com restaurantes e algumas cachoeiras. Lá é possível realizar várias atividades como caiaque, bike aquática, SUP e o divertido boia cross. Foi no local, inclsuive, onde a equipe de reportagem encontrou com a famosa sucuri gigante "Vovózona" de 6 metros durante o rafting

Uma atividade que em Nobres consegue ser melhor que em Bonito é a do boia cross, uma modalidade de esporte que consiste basicamente em descer corredeiras com boias infláveis. O diferencial da aventura na cidade é que o circuito de 1.800 metros no Rio Quebó (cujo nome indígena significa “água de morcego”) passa por uma caverna de quase 300 metros de extensão cheia deles. Sim, repleta dos animais, mas inofensivos, calma. O legal é que parte do trajeto nela é no escuro, por isso os guias fornecem lanternas.

Balneários

Prático, barato e lindo. São com essas credenciais que o Balneário Municipal de Bonito vem entrando cada vez mais no roteiro dos turistas. Um dos principais fatores que contribuem para isso é a facilidade de acesso já que ele fica a apenas 7 km do centro da cidade. Além disso, tem um preço de entrada bem em conta e oferece uma linda paisagem, onde se pode tomar banho com peixes e relaxar na sombra das árvores.

Na hora da fome em Nobres você pode ir comer no Balneário Estivado que também oferece um bom espaço para banho. E aí, qual dos destinos você achou melhor, Bonito ou Nobres?!

Tags

Autor