Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma briga no saguão de um hotel de luxo na cidade do Rio de Janeiro. O episódio aconteceu no último dia 30, na recepção do Hotel Hilton, em Copacabana, zona sul do Rio.
No vídeo, uma brasileira, de biquíni vermelho, parte para cima do produtor norte-americano H. L. Thompson, um homem negro que estava hospedado no local. Ele reage com um golpe no acompanhante da brasileira, um alemão, que cai no chão depois de ser atingido.
Depois que o acompanhante cai, a brasileira tenta mais uma vez partir para cima do americano. Antes disso, acaba sendo contida pelos funcionários do hotel. Eles acabam por retirar o produtor do saguão. As imagens do momento da briga foram registradas por outra pessoa que estava no local e acabaram viralizando no Twitter, com uma mensagem em inglês.
Nessa mensagem é explicado que a confusão começou porque a brasileira e o alemão não aceitaram ser atendidos depois do produtor norte-americano. Esse último seria cliente Diamente do Hilton, o que lhe dá atendimento prioritário. Internautas acusam a mulher do vídeo do crime de racismo.
- O que fazer em Capitólio? Cidade conhecida como "Mar de Minas" atrai turistas de todo o mundo
- Ômicron deixa cruzeiros "à deriva" em um mar de incertezas
- Covid nos cruzeiros: navio Costa Fascinosa aporta no Rio de Janeiro com sete casos de Covid-19 à bordo
- Segundo a Abrasel, 42% dos restaurantes ainda faturam menos que no pré-pandemia
- Sob impasse, aeroportos europeus dizem que nada justifica 'voos vazios'
- Cancelamento de voos: por causa de Covid-19, companhias aéreas dos EUA voltam a cancelar mais de mil voos pelo 11º dia consecutivo; saiba mais
A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu um inquérito para apurar a briga. Já o casal que aparece no vídeo registrou um boletim de ocorrência na DEAT (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo) e relatou apenas ter sido agredido por um dos hóspedes do hotel que teria fugido do local, segundo a especializada.
O que diz o produtor norte-americano
H.L. Thompson, produtor que aparece nas imagens, se pronunciou sobre o episódio. Ele relata que deu o soco após ser chamado pejorativamente pelo casal de "homem negro". Há um termo para a ofensa na cultura norte-americana.
Em seu Instagram, Thopson publicou uma imagem que diz que o racismo "não será tolerado". Na imagem, acompanhada pela foto do ex-congressista americano John Lewis, líder do movimento por direitos civis no país, ele fala "Não somos nossos ancestrais, o comportamento racista não será tolerado em nenhum nível, o preto é lindo e, se isso te deixa desconfortável, isso é problema seu, não nosso. Eu amo minha pele negra e não odeio as lindas bênçãos de Deus".
- Sirinhaém: Ilha de Santo Aleixo, Lup Beach Club, praias e outros passeios para curtir o verão nessa cidade do Litoral Sul de Pernambuco
- Esportes na neve e boa gastronomia: conheça Aspen, a cidade queridinha da cantora Anitta
- Argentina altera regras para entrada de viajantes no país; veja o que muda
- Nevasca em Tóquio cobre pontos turísticos e força o cancelamento de voos
- Assim como Estados Unidos e Reino Unido, França suspende quarentena para turistas vacinados da África do Sul
- Árvore descoberta em Camarões ganha o nome do ator e ambientalista Leonardo DiCaprio
Pronunciamento do hotel
O Hotel Hilton, procurado pelo UOL, afirmou saber da existência do vídeo e que está cooperando com a polícia.
"Estamos cientes de que foi divulgado um vídeo mostrando um trecho de uma briga entre hóspedes do Hilton Rio de Janeiro Copacabana. Continuamos cooperando com a polícia em sua investigação", diz a nota enviada à reportagem.
A empresa ainda continua: "O Hilton tem uma política de tolerância zero contra o racismo ou discriminação de qualquer tipo. Nosso objetivo é ser acolhedor e hospitaleiro para todos que entram por nossas portas".