O México registrou no sábado (8) mais de 30.000 novos casos de covid-19, o maior número na pandemia à medida que a variante ômicron se espalha. Isso levou alguns estados a fecharem novamente as escolas no país.
Nas últimas 24 horas foram registrados 30.671 novos casos, o que leva o total para 4.113.789 e quebra o recorde anterior de 28.023, de 18 de agosto de 2021, informou a Secretaria de Saúde.
Por outro lado, as mortes se mantiveram estáveis, com 202 registros no dia, chegando a um total de 300.303, informa o relatório da Secretaria de Saúde.
O que dizem os especialistas
Segundo especialistas, os contágios de covid-19 no México, com 129 milhões de habitantes, seriam muito maiores que os reportados pelas autoridades devido ao fato de ser um dos países que faz menos análises no mundo.
- Capitólio: decreto de 2019 regula a navegação por cânions na região; saiba mais
- Obras estruturais no Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro, são suspensas devido a possíveis irregularidades
- Avião pousa em trilho nos EUA e piloto precisa ser salvo antes de choque com trem; veja vídeo
- Voo cancelado: O que fazer? quais os direitos? Como pedir o reembolso?
Cancelamento de voos
No Brasil, também houve aumento no número de casos de covid-19 e influenza. Isso fez com que diversos voos fossem cancelados no país, com as três principais linhas aéreas - Azul, Gol e Latam - confirmando que houve impacto nas operações.
Segundo as regras da Anac, em caso de cancelamentos com menos de 72 horas de antecedência, o passageiro tem direito a reembolso integral da passagem aérea ou reacomodação, sem custo, em outro voo, seja da própria companhia ou de outra empresa aérea.
Todos os direitos dos passageiros, inclusive em relação à contaminação por covid-19, podem ser encontrados na portal da Anac.