coluna vida fit

4 dicas para voltar a praticar exercícios durante pandemia da covid-19

Especialista destaca os cuidados na retomada dos exercícios físicos em casa e com reabertura dos espaços públicos

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 30/06/2020 às 13:18 | Atualizado em 30/06/2020 às 13:18
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
A pandemia vem mudando a forma de como as pessoas encaram o autocuidado - FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

Após mais de três meses de isolamento por conta do novo coronavírus, a prática de exercício físico se torna ainda mais fundamental para o combate de doenças crônicas e mentais. De acordo com especialistas, as atividades físicas promovem qualidade de vida, bem-estar e previnem doenças. É importante, porém, assumir uma série de cuidados para evitar contaminação da doença.

"Além de ser importante para manter a saúde mental, o exercício evita doenças associadas ao sedentarismo, como pressão alta, diabetes, obesidade e aumento do colesterol", afirmou o ortopedista e médico da seleção brasileira de futebol feminino, João Hollanda.

O especialista elencou quatro recomendações para a prática de exercícios físicos. 

SEGURANÇA - Exercícios domiciliares são os mais seguros para prevenir a contaminação, em especial para os grupos de risco. Recomenda-se a consultoria online de profissionais de educação física. Na volta das academias será obrigatório o uso de máscaras e cuidado extra com a limpeza dos aparelhos. Fique atento.

Nas atividades ao ar livre é importante respeitar o distanciamento social e evitar lugares que reúnem muitas pessoas e horários que concentram o maior número de praticantes de exercícios.


DISTANCIAMENTO - As recomendações de 1m ou 2m de distanciamento não valem durante a prática de atividades físicas, já que o deslocamento e a respiração aumentam a distância com que o vírus é capaz de se propagar. Estudos preliminares sugerem distanciamento de 5m ao caminhar, 10m ao correr e 20m ao pedalar e corridas mais intensas.

USO DE MÁSCARAS - A maior parte das transmissões da covid-19 acontece a partir de pessoas assintomáticas, daí a importância do uso de máscaras. As máscaras freiam a propagação do vírus e impedem a inalação do vírus por pessoas saudáveis. Sempre use máscaras secas, afinal, as máscaras se tornam inefetivas quando molhadas. Se for realizar atividades físicas em academias ou ao ar livre, lembre-se, portanto, de levar máscaras reservas para substituição, caso se molhem pelo suor.

INTENSIDADE - O retorno das atividades físicas deve ser gradual para evitar lesões por sobrecarga, muito comuns depois de um tempo sem praticar exercícios. Portanto, respeite os limites do corpo reinicie com aproximadamente 50% do que você realizava antes de parar os treinos, e aumente a carga de 10 a 15% por semana.

JAILTON JR./JC IMAGEM
Academias seguem fechadas em Pernambuco - FOTO:JAILTON JR./JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias