Após mais de três meses de isolamento por conta do novo coronavírus, a prática de exercício físico se torna ainda mais fundamental para o combate de doenças crônicas e mentais. De acordo com especialistas, as atividades físicas promovem qualidade de vida, bem-estar e previnem doenças. É importante, porém, assumir uma série de cuidados para evitar contaminação da doença.
"Além de ser importante para manter a saúde mental, o exercício evita doenças associadas ao sedentarismo, como pressão alta, diabetes, obesidade e aumento do colesterol", afirmou o ortopedista e médico da seleção brasileira de futebol feminino, João Hollanda.
- Com abertura de praias e parques no Grande Recife, expectativa para retomada das academias aumenta
- Retomada das atividades físicas individuais no Recife tem avaliação positiva
- Corredores voltam às ruas do Recife após reabertura e destacam "liberdade e medo"
- Exercício funcional deve ser liberado em parques e praias do Grande Recife
- Pernambucano completa 1.000km em casa: "corro feito menino, mas sou idoso"
- Educação física organiza manifestação para reabertura de academias
- Internet exalta imagem de Fábio Assunção saudável após mudança de estilo de vida
O especialista elencou quatro recomendações para a prática de exercícios físicos.
SEGURANÇA - Exercícios domiciliares são os mais seguros para prevenir a contaminação, em especial para os grupos de risco. Recomenda-se a consultoria online de profissionais de educação física. Na volta das academias será obrigatório o uso de máscaras e cuidado extra com a limpeza dos aparelhos. Fique atento.
Nas atividades ao ar livre é importante respeitar o distanciamento social e evitar lugares que reúnem muitas pessoas e horários que concentram o maior número de praticantes de exercícios.
DISTANCIAMENTO - As recomendações de 1m ou 2m de distanciamento não valem durante a prática de atividades físicas, já que o deslocamento e a respiração aumentam a distância com que o vírus é capaz de se propagar. Estudos preliminares sugerem distanciamento de 5m ao caminhar, 10m ao correr e 20m ao pedalar e corridas mais intensas.
USO DE MÁSCARAS - A maior parte das transmissões da covid-19 acontece a partir de pessoas assintomáticas, daí a importância do uso de máscaras. As máscaras freiam a propagação do vírus e impedem a inalação do vírus por pessoas saudáveis. Sempre use máscaras secas, afinal, as máscaras se tornam inefetivas quando molhadas. Se for realizar atividades físicas em academias ou ao ar livre, lembre-se, portanto, de levar máscaras reservas para substituição, caso se molhem pelo suor.
INTENSIDADE - O retorno das atividades físicas deve ser gradual para evitar lesões por sobrecarga, muito comuns depois de um tempo sem praticar exercícios. Portanto, respeite os limites do corpo reinicie com aproximadamente 50% do que você realizava antes de parar os treinos, e aumente a carga de 10 a 15% por semana.
Comentários