A reabertura das academias faz parte do nível 2 do plano de convivência do governo de Pernambuco e ainda não tem data definida. Mas isso pode mudar. De acordo com o deputado federal Felipe Carreras (PSB), o setor pode ter sua retomada antecipada por ser um serviço de promoção de saúde e qualidade de vida. Representantes do governo e entidades ligadas ao setor de academias e práticas esportivas se reuniram em videoconferência na quinta-feira para discutir o tema e estabelecer um cronograma de reabertura, que pode ser divulgado na próxima semana.
>> Sindicato das Academias não concorda com plano de abertura: "ninguém aguenta mais"
>> Confira o plano de reabertura das academias em Pernambuco
>> Academias seguem protocolo de segurança para reabertura pós-pandemia
A pauta reuniu a retomada de academias, boxes de crossfit, estúdios, assessorias esportivas como corridas rua, triatlo, entre outras. Carreras destacou que academias promovem saúde e deveriam constar entre os primeiros estabelecimentos na lista da retomada econômica.
"A volta das academias, a volta das atividades físicas, tem que ser a primeira da fila na reabertura. Afinal de contas, não é só atividade econômica, é saúde, é qualidade de vida. Atividade física combate a depressão, obesidade, pressão alta, ou seja, ajuda a imunidade. A reunião foi produtiva e vamos ter outro encontro na próxima semana e se Deus anunciando um cronograma e que o setor como um dos primeiros a voltar na produção de saúde, qualidade de vida, e que os profissionais de educação física também possam retornar as suas atividades. Em breve voltamos com mais notícias", comentou Carreras.