O Pilates se consolidou como uma das atividades físicas mais procuradas por quem busca saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Seus princípios, que combinam força, flexibilidade, respiração e controle muscular, proporcionam diversos benefícios para o corpo e para a mente.
No entanto, nem sempre é possível frequentar um estúdio de Pilates.
Para driblar essa dificuldade, o Pilates na parede surge como uma alternativa prática e acessível, utilizando apenas uma parede como suporte para a realização dos exercícios.
Exercícios de pilates na parede
1. Exercício de Elevação de Braços
Encostada na parede, estique os braços em direção ao teto, elevando-os gradualmente como se fossem erguidos por uma força invisível. Foque na sua respiração durante o movimento.
2. Alongamento Lateral do Tronco
Sentada com as costas apoiadas na parede e pernas afastadas, coloque uma mão na perna e a outra na parede. Incline o tronco lateralmente, mantendo o contato com a parede ao longo do movimento.
3. Estiramento dos Membros Inferiores
Sente-se com as costas contra a parede, estenda os braços à frente na altura dos ombros. Incline-se para a frente, levando as mãos em direção aos pés e curvando o tronco para frente.
4. Movimento de Mobilização do Ombro
Sentada com as costas na parede, posicione os braços na altura dos ombros com os cotovelos dobrados. Estenda os braços em direção ao teto, mantendo-os em contato com a parede durante o movimento.
5. Posição da Ponte
Com o pé apoiado na parede, eleve os quadris.
VEJA TAMBÉM:
Como realizar?
A professora de pilates Fernanda Morais, da Fisioday pilates e Saúde, em entrevista ao Portal Terra, destaca sobre a prática no dia a dia: "O pilates na parede pode ser realizado todos os dias, conforme aptidão física de cada um. Você pode fazer a atividadede 30 a 50 minutos por dia."
Além disso, a profissional ressalta sobre a importância do cuidado na hora de se exercitar.
"Quando realizar os exercícios deve fazer lentamente, se concentrando no movimento e na respiração. Caso sinta dor sem ser do exercício, deve parar. Se você tiver alguma patologia é importante realizar este tipo ou qualquer exercício sob supervisão de fisioterapeuta ou educador físico", explica.
Com informações de Portal Terra