O pilates foi criado por Joseph Pilates que tinham o objetivo de criar uma prática física que fosse benéficas para o corpo e a mente.
Além disso, o pilates tinha o foco em ser uma atividade de reabilitação de pessoas que sofrem com certas doenças. Até os dias atuais o pilates ainda é usado como forma de tratamento para certas patologias.
Dessa forma, separamos algumas doenças que tem o pilates como forma de ajudar no tratamento
Problemas de coluna e postura
Apesar do pilates não ser a primeira opção para quem tem problemas na coluna, se usado da forma correta, com auxílio de um profissional, o pilates pode ser um enorme aliado para quem possui essas patologias.
A prática estimula o alongamento do corpo e o fortalecimento de certas áreas, podendo gerar alívio para aqueles que sentem desconforto postural.
Doenças mentais
Assim como toda atividade física, o pilates tem o poder de aliviar os sintomas de ansiedade e estresse. Contudo, o pilates pode ter um efeito maior sobre essas doenças. A prática usa de muitas técnicas de respiração e relaxamento, aliviando os sintomas das doenças citadas.
Doenças reumáticas
Essas doenças abrangem qualquer tipo de desconforto corporal. E da mesma maneira que o pilates ajuda com a postura, ele pode auxiliar a combater as doenças reumáticas.
Doenças Respiratórias
A prática do pilates ajuda a fortalecer todo o sistema respiratório, por causa das técnicas de respiração usadas.
Doenças de Parkinson
De forma geral, o pilates vai atuar na redução das alterações motoras causadas pela doença. Assim, o pilate pode promover uma independência para o paciente, melhorando sua qualidade de vida.
Com informações de Omega4