Os festivais de cinema mais aclamados do mundo, incluindo Cannes, Veneza, Toronto e Berlim, participarão de um programa de cinema virtual gratuito de dez dias a partir de maio - anunciou o Festival Tribeca de Nova York, nesta segunda-feira (27).
A partir de 29 de maio, o YouTube apresentará exibições para o evento "Somos um: um festival de cinema global". Na programação, ainda não divulgada, estão previstos mesas-redondas, longas e curtas-metragens.
Leia também: Festival de Cannes busca alternativas para edição 2020 devido ao coronavírus
Leia também: Coronavírus: Como o adiamento ou cancelamento de Cannes impacta o cinema
O festival será em benefício da Organização Mundial da Saúde (OMS) e incentivará o público a fazer doações para a luta contra a COVID-19, disseram os organizadores.
No começo deste mês, os organizadores de Cannes reconheceram que seria difícil realizar o evento em seu "formato original", devido à pandemia de coronavírus.
Inicialmente previsto para acontecer entre 12 e 23 de maio, o festival chegou a ser adiado para o fim de junho, mas o governo francês proibiu todos os principais festivais até pelo menos meados de julho.
"Com frequência, falamos sobre o papel excepcionalmente poderoso dos filmes para inspirar e unir pessoas para além das fronteiras e diferenças, ajudando a curar o mundo", disse a diretora-geral do Festival de Tribeca, Jane Rosenthal.
"Todo mundo precisa se curar neste momento", concluiu.