Estesia lança experiência imersiva através de plataformas virtuais

Coletivo pernambucano também compartilha clipe de 'Se Você Quiser', gravado durante a quarentena
Márcio Bastos
Publicado em 29/06/2020 às 18:25
PARALISAÇÃO Em tempos normais, distrito faturaria US$ 33 milhões Foto: ANGELA WEISS/AFP


A presença física e a imersão em uma experiência que ativa os vários sentidos a partir da música e de recursos visuais, como a iluminação, estão na base do trabalho do Estesia. Para contornar as restrições impostas pela pandemia da covid-19, o coletivo pernambucano desenvolveu um experimento visual, sonoro e sensorial intitulado Estesia 1pra1, que tem início nesta quinta-feira (2). Antes, porém, os artistas compartilham, na terça-feira (30), a música Se Você Quiser, que também ganha um clipe gravado durante o isolamento social. 

Formado por Carlos Filho, Cleison Ramos, Miguel Mendes e Tom BC, o Estesia está atividade desde 2016 e fez seu último show presencial durante o Rec-Beat, no Carnaval. Desde que foi instituído o isolamento social, o coletivo lançou um clipe para a faixa Dissentir, além de promover algumas lives. Mas, o formato não era exatamente o que eles estavam buscando, já que não se aproximava do caráter sensorial que suas apresentações costumam evocar.

A partir do experimento virtual do grupo de teatro Magiluth, com o qual integrantes do Estesia já colaboraram, os artistas chegaram à conclusão que o modelo de interação personalizada, online, com agendamento prévio, poderia criar uma atmosfera mais fiel à proposta do grupo.

>> Grupo Magiluth lança experiência virtual e multiplataforma durante quarentena

"O experimento do Magiluth nos tocou muito porque mostra que os artistas sempre vão achar soluções para fazer arte. Não somos atores nem dramaturgos, nosso trabalho é com a música, então nosso desafio foi entender como fazer essa costura. Como ponto de partida, usamos a ideia de memórias para evocar sensações, então utilizamos canções através de várias plataformas, como o WhatsApp, anexo em e-mail, no Youtube. Algumas acompanhadas de imagens, outras de texto. A ideia é aproximar e criar essa imersão", pontuou Tom.

A primeira temporada da experiência acontece da quinta-feira, 2 de julho, até domingo (5). A sessão custa R$ 20 e os agendamentos já estão abertos através do Instagram (@estesiaestesia) e do WhatsApp (98867-2702).

TAGS
cultura música entretenimento
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory