O influenciador e empresário Felipe Neto cobrou, nesta segunda-feira (1º), o posicionamento do jogador Neymar sobre os movimentos contra o racismo e a violência policial que acontecem no Brasil e nos Estados Unidos, desde a morte do norte-americano negro George Floyd. A repercussão da publicação foi negativa e muitos usuários comentaram que Felipe não deveria cobrar posicionamento de uma pessoa negra sobre os atos. Após mensagens de integrantes do movimento negro, o influenciador apagou a postagem.
>> Protestos aumentam nos EUA apesar da denúncia contra policial pela morte de George Floyd
>> Atacante inglês Jadon Sancho se une a homenagens a George Floyd
>> Protestos contra a morte de George Floyd chegam à Europa
"Apaguei o tweet sobre o silêncio do Neymar após msgs de integrantes do movimento negro, mostrando q um branco não deve cobrar de um negro sobre pautas racistas. De fato, não é meu papel cobrar o Neymar sobre isso. Vou seguir tentando ajudar, aprendendo e corrigindo qd errar [sic]", tuitou Felipe.
Em outro post, o influenciador reitera que isso não muda o fato dele condenar o silêncio do jogador, além de citar que Neymar é o maior influenciador digital brasileiro no mundo e que mesmo assim se silencia a respeito de quase todas as pautas humanitárias e sociais que assolam o Brasil.
Felipe se desculpou e disse que entendeu que não é papel de um branco cobrar posicionamento acerca de pautas que evolvam o racismo.