Tem início nesta segunda-feira (3) a quarta edição do Na Janela, festival literário virtual e gratuito realizado pela editora Companhia das Letras. Desta vez, o evento tem toda sua programação pautada a partir do tema O Que Foi a Ditadura e propõe debates com autores e pensadores que se debruçam, através de obras ficcionais ou acadêmicas, sobre os anos de chumbo no Brasil.
Todas as lives são transmitidas através do canal da editora no YouTube e ficarão disponíveis também depois. O festival Na Janela nasceu no último mês de abril, durante o período de confinamento provocado pela pandemia. Na primeira edição debateu a ficção nacional com nomes como Jarrid Arraes, João Silvério Trevisan, Daniel Galera e Carol Bensimon, entre outros.
A segunda edição, ocorrida em maio, se voltou para a não-ficção e reuniu Lilia Moritz Schwarcz, Heloisa M. Starling. Mediacao, Patricia Campos Mello, Adriana Negreiros e Sidarta Ribeiro, só para citar alguns autores. Já em junho ocorreu a edição Jornadas Antirracistas com poetas, romancistas e outros escritores da Companhia das Letras, como Carlos de Assumpção, Jessé Andarilho, Djamila Ribeiro e Silvio Almeida.
Leia também: "Quem vive de cultura popular já estava na corda bamba", diz Adriana Negreiros, biógrafa de Maria Bonita
Leia também: Milton Hatoum: 'Uma literatura ideológica pode enfraquecer o romance'
Leia também: Maria Valéria Rezende fala das mulheres esquecidas no Brasil colonial
Leia também: Coluna Escrita: 'Pequeno Manual Antirracista', de Djamila Ribeiro, é leitura acessível e necessária
Segunda-feira (3), 17h: Mesa de abertura: Testemunhos. Com Maria Valéria Rezende, Milton Hatoum e Wania Sant’anna. Mediação: Flavia Lima.
Terça-feira (4), 17h: O golpe de 1964. Com Heloisa M. Starling e Lira Neto. Mediação: Bruno Boghossian.
Quinta-feira (6), 17h: Luta armada e repressão. Com Daniel Aarão Reis, Mário Magalhães e Juliana Dal Piva. Mediação: Naief Haddad.
Segunda-feira (10), 17h: Segredos e silêncios. Com Lucas Figueiredo, Rubens Valente e Maud Chirio. Mediação: Fabio Zanini.
Terça-feira (11), 17h: Militância Negra nos anos de chumbo. Com Mário Medeiros, Flavia Rios e Paulo César Ramos. Mediação: Fernanda Mena.
Segunda-feira (17), 17h: Cultura e Política 1964-1985. Com Acauam Oliveira e Laura Mattos. Mediação: Marcos Augusto Gonçalves.
Quinta-feira (20), 17h: Mesa de encerramento. As várias faces da resistência. Com Ailton Krenak, João Silvério Trevisan e Oswaldo de Camargo. Mediação: Ricardo Kotscho.