Com Dynamite, BTS entra de vez em seleto mercado fonográfico e atinge novos públicos

Em mais uma conquista, o grupo de k-pop atingiu o topo da Billboard Hot 100, um dos principais charts do mercado fonográfico
Daniel Ferreira
Publicado em 23/09/2020 às 16:45
BTS RM, V, Suga, Jimin, Jungkook, J-Hope e Jin são os integrantes da boy band que tomou conta, primeiramente de seu país, depois, do Ocidente, com canções de auto-aceitação Foto: DIVULGAÇÃO


BTS. Anote esse nome, afinal, ele acaba de entrar para a história da música pop. Em mais uma conquista, o grupo de garotos atingiu o topo da Billboard Hot 100, um dos principais charts do mercado fonográfico. A canção Dynamite, primeira totalmente cantada em inglês pelos rapazes, fez jus ao legado construído e cravou a primeira posição da parada.

O acontecimento entra para a lista de méritos do boygroup, que possui milhões de fãs ao redor do mundo e vem quebrando uma sequência de recordes. Entre os mais recentes, está o #1 no iTunes em 103 países, número superior ao da cantora inglesa Adele com sua faixa Hello, lançada em 2015. Acontece que, por mais que a sigla BTS possa parecer nova para alguns, ela já está ativa há cerca de 7 anos.

Nomes como o também grupo de kpop Blackpink, Taylor Swift e os lendários Beatles viram seus registros históricos serem ultrapassados pelos queridinhos da geração atual. É fato. BTS cruzou a ponte que liga o Ocidente ao Oriente, antes bloqueada, e vem firmando-se como uma grande potência musical mundial. Não acredita? Pois o mesmo palco que já teve Britney Spears, Lady Gaga e Michael Jackson performando, abrigou RM, V, Suga, Jimin, Jungkook, J-Hope e Jin na última edição do Video Music Awards. Eles, inclusive, levaram para casa os prêmios de Melhor Coreografia, Melhor Pop, Melhor Kpop e Melhor Grupo, numa disputa que contava com figuras pesadas e reconhecidas.

O sucesso do grupo parece até inexplicável. Como eles chegaram ao topo sendo que não eram conhecidos nem no próprio país de origem? O sonho de muitos, tornou-se realidade para o BTS. A fórmula certa para isso, os fãs arriscam dizer, pode ser encontrada em outros que tentam a sorte na música. “Talento e dedicação”, define Miguel Rodrigues, 19.

Ele conheceu o grupo ainda no seu período de estudante do ensino médio. Hoje, na graduação, ele não larga seus gostos musicais e continua acompanhando o BTS. “Mudaram minha vida em meados de 2017, quando lançaram o álbum You Never Walk Alone. Eu estava passando por uma fase difícil, e ouvir as músicas me deram um sentido pra resistir diante de todos os problemas naquele tempo. BTS é muito especial pra mim, não só por causa dos membros, mas também a forma como eles tratam a realidade da geração Z”, comenta.

O diferencial do grupo é justamente esse. A relação que os integrantes firmaram com seus fãs foi essencial para se tornarem o que são hoje. Músicas que puxam para o lado emocional e da auto-aceitação, sem dúvidas, foram e continuam sendo essenciais na carreira deles.

“Hoje, é muito comum que os adolescentes vivenciem a depressão por estarem isolados do mundo, e eles abordam justamente isso. Os grupos de ARMY’s estão sempre se movimentando nas redes sociais para ajudar causas diversas, isso é muito interessante e mostra o incentivo de BTS na vida de cada adolescente”, relata Miguel, referindo-se aos fãs dos garotos.

Visão parecida é a da estudante Maria Clara Trajano, 18. Ela garante que, apesar do grupo ter conseguido destaque na mídia norte-americana recentemente, a estreia não aconteceu meses atrás. “Cinco anos de carreira e muito trabalho”, fala. Clara assume não acompanhar o grupo com tanto afinco como quando tinha seus 14 anos de idade, mas ainda nutre carinho e opina sobre o principal motivo do sucesso deles.

“Comecei a conhecê-los melhor porque faziam muitas referências literárias, filosóficas etc. nos conceitos e nos videoclipes. Eu achei muito inteligente, porque até 2017 nenhum grupo fazia isso, e foi justamente quando começaram a chamar mais atenção do mercado ocidental. Além do talento, o BTS foi muito criativo e muito certeiro em relação a como usar essa criatividade, por isso estouraram tanto”, afirma.

“Eu também acho que existe um fenômeno muito grande aqui no ocidente em relação a boybands desde os Beatles. A gente passou pelos Beatles, NSYNC, Backstreet Boys e One Direction. Quando a One DIrection se separou, acho que ficou uma carência de uma boyband grande no mercado ocidental, que foi bem quando o BTS começou a investir mais em alcançar o público daqui. Então, acho que as duas coisas acabaram se unindo, tanto que muito do público mais velho do BTS é fã da One Direction”, pontuou a estudante. Apesar disso, ela ressalta que nem todo fã de BTS seja fã do One Direction.

Mas, talvez, a grande sacada da Big Hit Entertainment, empresa responsável por gerir a carreira do grupo, tenha sido se estabelecer nacionalmente antes de tentar novas oportunidades. Aqui no Brasil podemos destacar a cantora Anitta, que iniciou no funk, partiu para o pop e hoje investe nos gêneros latinos. Apesar de não lançar mais tantas canções em portugues, seus números ainda são surpreendentes e suas letras permanecem vivas nas mentes e línguas do público alvo.

Acontece que receitas, como as de bolo, não são suficientes para a certeza de sucesso; Muito menos talento e carisma garantem boas posições nos charts. O BTS provou que uma boa estratégia pode transformar pocket shows em turnês em estádios.

Mídias digitais, relações com os fãs - que tornam-se divulgador do conteúdo - e assuntos em alta foram os divisores de água do grupo, que se continuar assim, ainda tem muito para conquistar.

TAGS
cultura música Coreia do Sul
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory