Agora é oficial: João Cabral de Melo Neto é o Patrono da Poesia de Pernambuco pela Alepe. A notícia havia sido divulgada no início de setembro, mas só na última sexta-feira (23) que o nome deste que é um dos maiores poetas brasileiros teve seu título publicado no Diário Oficial. João Cabral, nascido no Recife em 9 de janeiro de 1920, teve seu centenário celebrado no início deste ano - e com certeza seria muito mais comemorado ao longo de 2020 não fosse pela pandemia.
Autor de poemas cujas críticas sociais até hoje se revelam atualíssimas, ele foi escolhido pela sua contribuição para a poesia pernambucana. Também em janeiro, o Jornal do Commercio publicou um caderno especial dedicado aos 100 anos do Poeta Engenheiro, disponível na íntegra para leitura no jconline.com.br.
Uma declaração de amor à leitura, às livrarias e bibliotecas, o livro A Garota que Lê no Metrô (160 pgs., R$ 34,90), da francesa Christine Féret-Fleury, acaba de chegar ao Brasil pela Valentina. Desses romances leves, uma boa dica para intercalar entre leituras mais acadêmicas ou ficções de temáticas mais duras.
Juliette, a protagonista do livro, é uma corretora de imóveis em Paris que leva uma vida monótona. Sua diversão é prestar atenção, nas idas e vindas no metrô, nos passageiros e nos livros de cada um deles. Dois desses personagens irão mudar sua vida.
- A pernambucana Moema Cavalcanti, umas das grandes capistas brasileira, é finalista, na categoria Projeto Gráfico, do Prêmio ABEU 2020, pelo livro Moema Cavalcanti: livre para voar (2019), coedição da Cepe Editora e da Imprensa Oficial de São Paulo (Imesp).
- Começa na próxima terça o projeto Diálogos Imprevisíveis, que une sempre literatura e outras artes, da Estação das Letras. A curadoria dos encontros - virtuais e ao vivo - é de José Castello e Flávio Stein. Ailton Krenak, Sidney Rocha, Viviane Mosé e outras integram a programação.