'Com gratidão, o otimismo é sustentável', diz Michael J. Fox sobre Parkinson

Em entrevista, o eterno astro da trilogia 'De Volta Para o Futuro' também fala como enfrentou um tumor em 2018
Estadão Conteúdo
Publicado em 17/11/2020 às 19:35
O ator Michael J. Fox na capa de sua autobiografia, que será lançada em breve Foto: MARK SELIGER/DIVULGAÇÃO


*Por João Pedro Malar

O ator Michael J. Fox falou sobre os efeitos da doença de Parkinson em sua vida, e como ele tenta manter seu otimismo, em uma entrevista ao Good Morning America na segunda-feira (16). O astro da trilogia De Volta Para o Futuro também contou como foi o combate a um tumor que descobriu em 2018.

>> Morre a atriz Elsa Raven, do filme 'De Volta Para o Futuro'

>> Claudia Wells, do De Volta Para o Futuro, confirmada na CCXP Nordeste

>> Cena de De Volta para o Futuro é recriada ao vivo no palco do Coldplay

Fox está lançando um livro autobiográfico, e destacou que ele conta uma "prova severa pela qual eu passei, de um jeito improvável", se referindo ao Parkinson. Ele foi diagnosticado com a doença em 1991, quando tinha 29 anos, mas revelou que demorou sete anos para informar a família, enquanto procurava por outras opiniões de especialistas.

"Eu cheguei a uma paz em relação a isso [doença de Parkinson]. Ele tira um espaço mas deixa outro, para fazer outras coisas e prosperar, como golfe, ter amizades e viajar", disse o ator.

Em 2018, um tumor benigno foi identificado na coluna vertebral de Fox, que precisou fazer uma cirurgia para removê-lo: "[a cirurgia] não poderia reverter o dano feito, mas poderia talvez parar o tumor de progredir, mas se ela falhasse iria progredir ao ponto de eu não poder andar".

O ator contou que ainda possui dificuldades para andar devido ao tumor, o que levou a um acidente doméstico no mesmo ano em que ele fraturou o braço. "Eu tenho que pensar antes de andar, não consigo controlar meus movimentos, a direção", afirmou.

PANDEMIA

Apesar disso, Michael J. Fox disse que tenta manter o otimismo, e ainda se referiu à pandemia do novo coronavírus: "Todos nós passamos por algo, estamos todos passando por algo neste ano. Mas com gratidão, o otimismo é sustentável".

Ao fim da entrevista, ele também destacou que é importante que as pessoas "vivam, amem e sejam gratas". "Falo isso entendendo que todos têm pesos para carregar e alguns são mais pesados, mas se você achar um pouco de algo para ser grato, você será capaz de continuar".

TAGS
cultura famosos celebridade doença
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory