
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (7), uma resolução que institui o “Prêmio Paulo Gustavo de valorização do humor e da comédia”. A premiação será concedida a artistas, personalidades, grupos, organizações ou iniciativas que contribuem ou tenham contribuído de forma relevante para a cultura brasileira.
“O prêmio fará justa e oportuna homenagem a um dos maiores artistas do humor do País”, afirmaram na justificativa da proposta os autores, deputados Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Marcelo Ramos (PL-AM). O ator, diretor e produtor Paulo Gustavo morreu em maio último, aos 42 anos, em decorrência da Covid-19.
O Plenário aprovou o substitutivo elaborado pela relatora, a deputada Marília Arraes (PT-PE), com ajustes na proposta. “Num País que convive com tanta miséria e tristeza, levar alegria à população constitui verdadeiro sacerdócio”, afirmou a autora.
- Vídeo: Thales Bretas presta homenagem a Paulo Gustavo vestindo blazer que pertenceu ao amado: "Muita saudade e angústia"
- Paulo Gustavo é homenageado em samba-enredo de São Clemente
- Flávio Bolsonaro cita a mãe de Paulo Gustavo para defender Luciano Hang na CPI da Covid
- Mãe de Paulo Gustavo agradece escola de samba por homenagem ao ator
- Tatá Werneck faz homenagem a Paulo Gustavo cinco meses após morte do ator
Indicações
As indicações poderão ser feitas por quaisquer deputados e deverão considerar ações nas áreas de humor e comédia, artes circenses e formas de comicidade popular. Entre outros, será vedada a indicação de servidores públicos e de pessoas e empresas proibidas de contratar com a administração pública.
O prêmio será concedido pela Comissão de Cultura e pela 2ª Secretaria da Câmara e consistirá em diploma de menção honrosa aos agraciados, que serão escolhidos por conselho julgador. A regulamentação caberá à Mesa Diretora.
Lei Paulo Gustavo
O prêmio é aprovado em meio à polêmica da Lei Paulo Gustavo, proposta pela bancada do PT no Senado, para auxiliar os artistas. O Projeto tem assinatura do senador Paulo Rocha e busca garantir ajuda financeira ao setor da cultura, prevendo uso de três bilhões de reais, valor existente no superávit financeiro do Fundo Nacional de Cultura (FNC).
Na minha vida fui ensinado a ter princípios e valores inegociáveis. Respeitar o luto de uma família é um desses valores. É criminoso que usem a morte do Paulo para fins políticos/ideológicos. pic.twitter.com/RyGMxQmbQt
— MarioFrias (@mfriasoficial) May 22, 2021
O secretário Especial de Cultura, Mário Frias, chegou a fazer campanha contra o projeto, que ficou aberto à consulta pública. "Na minha vida fui ensinado a ter princípios e valores inegociáveis. Respeitar o luto de uma família é um desses valores. É criminoso que usem a morte do Paulo para fins políticos/ideológicos", disse o secretário em uma postagem no Twitter.
Dia do Humor no Rio de Janeiro
Já no Rio de Janeiro, um projeto está em tramitação no Assembleia Legislativa do Estado para definir o Dia do Humor no aniversário de Paulo Gustavo, em 30 de outubro. Proposto pelo presidente da Casa, deputado André Ceciliano, o Projeto de Lei será votado na próxima semana.
Para marcar a criação do Dia do Humor, o Multishow - que articulou junto à família - fará uma série de ações, entre elas a exibição de um episódio especial do "Vai Que Cola", uma pré-estreia da nova temporada, relembrando o ator e um dos seus personagens mais marcantes, o Valdo.

Comentários