HUMOR

Câmara dos Deputados aprova Prêmio Paulo Gustavo; saiba quem vai receber

Prêmio Paulo Gustavo de valorização do humor e da comédia foi aprovado no plenário da casa legislativa nesta quinta-feira (7)

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 08/10/2021 às 10:02 | Atualizado em 08/10/2021 às 10:34
Notícia
X

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (7), uma resolução que institui o “Prêmio Paulo Gustavo de valorização do humor e da comédia”. A premiação será concedida a artistas, personalidades, grupos, organizações ou iniciativas que contribuem ou tenham contribuído de forma relevante para a cultura brasileira.

“O prêmio fará justa e oportuna homenagem a um dos maiores artistas do humor do País”, afirmaram na justificativa da proposta os autores, deputados Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Marcelo Ramos (PL-AM). O ator, diretor e produtor Paulo Gustavo morreu em maio último, aos 42 anos, em decorrência da Covid-19.

O Plenário aprovou o substitutivo elaborado pela relatora, a deputada Marília Arraes (PT-PE), com ajustes na proposta. “Num País que convive com tanta miséria e tristeza, levar alegria à população constitui verdadeiro sacerdócio”, afirmou a autora.

Indicações

As indicações poderão ser feitas por quaisquer deputados e deverão considerar ações nas áreas de humor e comédia, artes circenses e formas de comicidade popular. Entre outros, será vedada a indicação de servidores públicos e de pessoas e empresas proibidas de contratar com a administração pública.

O prêmio será concedido pela Comissão de Cultura e pela 2ª Secretaria da Câmara e consistirá em diploma de menção honrosa aos agraciados, que serão escolhidos por conselho julgador. A regulamentação caberá à Mesa Diretora.

Lei Paulo Gustavo

O prêmio é aprovado em meio à polêmica da Lei Paulo Gustavo, proposta pela bancada do PT no Senado, para auxiliar os artistas. O Projeto tem assinatura do senador Paulo Rocha e busca garantir ajuda financeira ao setor da cultura, prevendo uso de três bilhões de reais, valor existente no superávit financeiro do Fundo Nacional de Cultura (FNC).

O secretário Especial de Cultura, Mário Frias, chegou a fazer campanha contra o projeto, que ficou aberto à consulta pública. "Na minha vida fui ensinado a ter princípios e valores inegociáveis. Respeitar o luto de uma família é um desses valores. É criminoso que usem a morte do Paulo para fins políticos/ideológicos", disse o secretário em uma postagem no Twitter.

Dia do Humor no Rio de Janeiro

Já no Rio de Janeiro, um projeto está em tramitação no Assembleia Legislativa do Estado para definir o Dia do Humor no aniversário de Paulo Gustavo, em 30 de outubro. Proposto pelo presidente da Casa, deputado André Ceciliano, o Projeto de Lei será votado na próxima semana.

Para marcar a criação do Dia do Humor, o Multishow - que articulou junto à família - fará uma série de ações, entre elas a exibição de um episódio especial do "Vai Que Cola", uma pré-estreia da nova temporada, relembrando o ator e um dos seus personagens mais marcantes, o Valdo.



Tags

Autor