NOSTALGIA

Com WhatsApp e Instagram fora do ar, internet pede volta do Orkut

Usuários do Twitter aproveitaram momento de instabilidade nas redes para relembrar site de sucesso dos anos 2000

Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 04/10/2021 às 16:29 | Atualizado em 06/11/2023 às 15:32
Rede social filiada ao Google foi criada em 24 de janeiro de 2004 - Orkut/Reprodução

A instabilidade sofrida pelas redes sociais Instagram, WhatsApp e Facebook, nesta segunda-feira (4), fez com que a internet, mais especificamente o Twitter (que resistiu ao caos), relembrasse do Orkut. O site filiado ao Google funcionou entre 2004 e 2014, chegou a ter 30 milhões e usuários e marcou o início das experiências dos brasileiros com as redes. Coincidentemente, o aniversário de sete anos do fim do Orkut foi no último 30 de setembro.

Com uma interface simples, os usuários do Orkut podiam trocar mensagens através do "scrapbook" (que ficava aberto ao público), mandar depoimentos e realizar avaliações para mensurar o quanto as pessoas eram "confiáveis", "legais", "sexys", entre outros. A existência das comunidades, que reuniam fóruns de discussões, também é constante alvo de saudosismo. Ainda era possível executar jogos como BuddyPoke, Colheita Feliz e Café Mania.

"Melhor rede social que já existiu foi o Orkut. Não tinha influenciador digital, não tinha esses padrões de beleza que acaba com a saúde mental das pessoas, não tinha ninguém querendo ser melhor que ninguém por causa de número de seguidor. Só tinha depoimentos, fotos e joguinhos", disse camila @brdgertonbrazil.

"Nos dias de hoje as pessoas procuram ter mais seguidores e visualizações, na época do Orkut nossa preocupação era essa", escreveu Lisa (@egreggae).

"Aquele momento que você volta a fazer ligação e mandar SMS. Anos 2000 é você? Só falta voltar o Orkut agora", escreveu o Sec. de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, @ChicaoBulhoes.

"(secretamente torcendo pra ter pegado fogo nos servidores tudo e a gente voltar para uma era pré orkut)", escreveu a roteirista e colunista Renata Corrêa (@renatacorrea)

"Volta" do Orkut

Em outubro de 2020, o desenvolvedor de web Murilo Fagá recriou o Orkut, com algumas diferenças. O projeto trouxe de volta o visual da plataforma e alguns de seus recursos: é possível deixar depoimentos para amigos e entrar em comunidades, por exemplo. Ainda, o perfil do usuário mostra o quão "confiável, legal e sexy" ele é, tal qual acontecia na rede dos anos 2000.

Logo ao acessar o www.orkut.br.com pela primeira vez, o internauta recebe o seguinte aviso: "O Orkut.br não tem vínculo com o Google e não é o mesmo site que o Orkut.com. Caso a sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas, mas não será possível. Infelizmente, o Orkut.com encerrou suas atividades em 2014."

Sobre a instabilidade

Os problemas nos sistemas das plataformas Instagram, WhatsApp e Facebook, que pertencem ao grupo Facebook, do empresário Mark Zuckerberg, não foi sentido apenas no Brasil. O site Downdetector chegou a registrar um pico de instabilidade nas três redes e os comentários de usuários no Twitter apontam que os serviços estão indisponíveis em diversas partes do mundo.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS