Cinema

Marighella é o filme brasileiro mais visto desde o início da pandemia

Com estreia de Wagner Moura na direção, o filme aborda a luta de Carlos Marighella contra a ditadura militar brasileira

Cadastrado por

Do jornal O Povo para a Rede Nordeste

Publicado em 09/11/2021 às 13:59
TROFÉUS Seu Jorge (Marighella) e Wagner Moura receberam prêmios pelo trabalho - DIVULGAÇÃO

Lançado em 2019 no Festival de Berlim, o filme "Marighella" só chegou aos cinemas brasileiros em 2021. Com pendências burocráticas, o longa foi barrado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), o que Wagner Moura, diretor da obra, considerou uma censura do Governo Bolsonaro. Mas os números indicam que a espera valeu a pena. "Marighella" se tornou o filme brasileiro mais visto desde o início da pandemia. A matéria é do jornal O Povo para a Rede Nordeste.

A produção marca a estreia de Wagner Moura como diretor e traz Seu Jorge no papel do protagonista. O enredo é voltado para a luta de jovens guerrilheiros, comandados por Carlos Marighella, contra a ditadura militar, numa busca por incentivar a população brasileira a agir contra o autoritarismo.

Lançado no dia 4 de novembro nos cinemas nacionais, o longa marcou os 52 anos da morte do guerrilheiro, assassinado pela ditadura militar brasileira. Os dois anos de espera aumentaram ainda mais a ansiedade e desejo do público de conferir a obra. Mais de 100 mil pessoas já assistiram ao longa nas 300 salas onde está sendo exibido.

Inspirado na biografia "Marighella - O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo", escrita pelo jornalista Mário Magalhães, o filme não sofreu problemas apenas com o Governo Federal. Robôs atacaram o IMDb, o Internet Movie Database, uma base de dados online de informação sobre cinema, TV, música e games que pertence à Amazon, para dar avaliações negativas sobre o filme, de modo a desincentivar o público de assistir. O que não deu certo, já que o filme arrecadou quase R$2 milhões só na semana de estreia.

Além de Berlim, o filme já passou por festivais em Seattle, Hong Kong, Sydney, Santiago, Havana, Istambul, Atenas, Estocolmo, Cairo, entre cerca de 30 exibições em países dos cinco continentes.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS